X

Cotidiano

Colisão entre trens provoca descarrilamento em Cubatão

Locomotiva invadiu pista da Avenida Tancredo Neves; Maquinistas são levados ao PS da cidade

Publicado em 01/11/2014 às 10:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um acidente entre trens causou tumulto na manhã de ontem, no bairro Vila São José, em Cubatão. Uma locomotiva da empresa ALL Logística colidiu contra uma composição que estava parada nos trilhos. Com o impacto, dois vagões e as duas locomotivas saíram dos trilhos.

Uma locomotiva invadiu uma das pistas da Avenida Tancredo Neves e tombou próxima a um carro que passava pelo local. Os dois maquinistas foram levados para o Pronto Socorro de Cubatão, medicados e liberados após a chegada de parentes.

Dois carros foram atingidos por fios de eletricidade que se desprenderam no momento do acidente. Um Fox da cor prata sofreu arranhões, enquanto um Polo da cor preta teve o retrovisor quebrado. Um dos motoristas foi atingido por um dos cabos quando deixava o local, mas não sofreu ferimentos.

Uma composição carregava milho e a outra açúcar. Houve derramamento parcial dos mesmos na via e danos ao muro de proteção da ferrovia que margeia o trecho.

Por conta do acidente, Av. Tancredo Neves ficará interdidada nos dois sentidos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Ao longo de todo o final de semana, guindastes retirarão os vagões e as locomotivas que se acidentaram. A operação é complexa e demorada. Segundo a ALL, a expectativa é que a retirada das composições ocorra até às 18 horas de hoje.

Por causa dos trabalhos, a avenida ficará interditada nos dois sentidos pelo menos durante todo o final de semana. A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) indica aos motoristas que estiverem no Centro da cidade e bairros adjacentes que o percurso sentido Casqueiro/Santos será feito pelos acessos à Via Anchieta na Avenida Martins Fontes e Avenida Nossa Senhora da Lapa.

Outra opção é usar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, seguindo pela Avenida 9 de Abril no sentido Indústrias, após a ponte do Rio Cubatão, e usar o Novo Anel Viário para o acesso à Via Anchieta.

Quem está no Jardim Casqueiro e região e precisa ir ao Centro deve fazer o retorno ao descer do viaduto Rubens Paiva, passando por debaixo do mesmo, e acessar a Via Anchieta próximo ao início da Vila dos Pescadores.

Vazamento de óleo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) esteve no local porque houve vazamento de óleo diesel de uma das locomotivas. Cerca de 8 mil litros foram parar nas galerias pluviais. “Foram colocadas barreiras de contenção e estamos fazendo a remoção com caminhões a vácuo. Ele foi canalizado na Avenida 9 de abril e não atingiu a Vila São José. Fizemos medições de explosividade e não oferece risco”, explicou Enedir Rodrigues, engenheiro da Cetesb.

Investigação

Em nota, a MRS Logística, concessionária responsável pelo trecho onde ocorreu o acidente, disse que será conduzida investigação mais aprofundada, com a participação das duas ferrovias. A empresa adiantou que, em análise inicial, não houve qualquer anomalia no sistema de controle de tráfego ou na via férrea.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Areia Branca, em Santos, terá hospital pediátrico e escola infantil

Novo complexo na Zona Noroeste também terá áreas voltadas à prática esportiva; pedra fundamental foi lançada nesta sexta (14)

Cultura

Museu Pelé festeja 10 anos com aplicativo de realidade aumentada

Equipamento cultural ganhou ainda nova exposição, mais acessibilidade e parcerias com Santos FC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter