Cão abandonado no Jd Casqueiro recebe tratamento no Canil Municipal

Com ferimentos de briga, cão foi encontrado no Centro de Línguas. Em no máximo 45 dias estará à disposição para ser adotado

Comentar
Compartilhar
20 MAR 201517h44

Ninguém sabe quem venceu a briga, mas pelo estado que o pequeno cão branco ficou, a troca de mordidas foi intensa. Com ferimentos na altura da virilha, embaixo do pescoço e no dorso, o bicho, ainda sem nome, vagou provavelmente três ou quatro dias pelas ruas do Jardim Casqueiro até buscar refúgio da forte chuva que caiu no final da tarde de quinta-feira (19), no Centro de Línguas, na Rua Maria Cristina.

Debilitado pelas feridas já infestadas de larvas, de imediato sensibilizou alunos e professores. Nesta sexta-feira (20), 24 horas após ser resgatado e tratado pelos veterinários da Secretaria de Saúde, o cão começou a reagir aos cuidados e medicamentos. Se o seu estado de saúde evoluir bem, em no máximo 45 dias estará à disposição para ser adotado.

O médico veterinário Augusto Cesar de Sousa Barreto comentou que o típico viralatas, com no máximo três anos, tomou antibiótico, anti-inflamatório e ainda comprimidos para eliminar as larvas. Também recebeu a aspersão de larvicida em spray.

"Não conhecemos o histórico do animal. Mas apresentava perfurações compatíveis com mordidas", relatou Barreto. "Moscas pousaram nas feridas e surgiram as larvas, que foram removidas. Hoje já comeu normalmente, bebeu água, fez xixi e coco. Mas ainda está em período de observação", disse, frisando que é necessário aguardar uma semana para atestar sua reabilitação.

Cão estará à disposição para ser adotado em breve (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo Barreto, a perspectiva é que ele já esteja pronto para adoção dentro de 45 dias. Recuperado dos ferimentos, será submetido à castração. "Depois, será só aguardar o tempo do pós-operatório para que esteja pronto para ser adotado".

Em razão do destaque que o caso ganhou nas mídias sociais, os funcionários do Canil Municipal esperam que esse cão não tenha o mesmo destino dos demais 300 cachorros e gatos abrigados no local, à espera de uma família.

O Canil Municipal, na Rua João Paulo II, s/nº, atende interessados em visitar os animais de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Também é possível conferir as fotos dos bichos no site da Prefeitura, clicando num banner no canto inferior esquerdo da página.