X

Cotidiano

Caminhão-bomba deixa pelo menos 30 mortos em mercado no Iraque

O aumento nos ataques fez com que autoridades pedissem ajuda internacional no combate ao maior derramamento de sangue desde 2008, meses antes das primeiras eleições em quatro anos no Iraque

Publicado em 21/11/2013 às 12:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um caminhão-bomba explodiu num mercado de alimentos da cidade de Saadiya, província de Diyala, ao norte de Bagdá, matando pelo menos 30 pessoas e deixando 40 feridas nesta quinta-feira, elevando o número de mortos neste anos no Iraque para mais de 5.800.

Dois policiais disseram que testemunhas contaram a eles que um homem estacionou o caminhão no mercado e pediu aos trabalhadores que descarregassem a carga de vegetais, antes de sair do veículo

O aumento nos ataques fez com que autoridades pedissem ajuda internacional no combate ao maior derramamento de sangue desde 2008, meses antes das primeiras eleições em quatro anos no Iraque.

O ataque desta quinta-feira acontece um dia depois de uma série de atentados em todo o país, dentre eles uma onda de explosões de bombas na capital que matou 59 pessoas e deixou mais de 100 feridas.

O ataque desta quinta-feira acontece um dia depois de uma série de atentados em todo o país, dentre eles uma onda de explosões de bombas na capital (Foto: Divulgação)

A explosão desta quinta-feira aconteceu por volta do meio-dia (horário local), perto de um café de um mercado da cidade de Saadiya. Os habitantes da cidade são, em sua maioria, faylis, ou xiitas curdos. Saadiya fica no interior de um território que é reclamado tanto pelo governo central quanto pela região autônoma iraquiana curda.

Os militantes geralmente se aproveitam da má comunicação entre as forças de segurança dos dois lados para realizar seus ataques

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelos ataques, mas militantes sunitas da Al-Qaeda geralmente realizam atentados sangrentos, com o objetivo de prejudicar a confiança no governo, liderado pelos xiitas, e em suas forças de segurança.

Mais de 5.800 pessoas foram mortas até agora em 2013, segundo contagem da agência France Presse, feita com base em relatos das forças de segurança e fontes médicas. A Organização das Nações Unidas (ONU) diz que foram mais de 5.500 mortos neste ano. Contagem da Associated Presse indica que somente em novembro 271 pessoas foram vítimas da violência no país.

O primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki pediu a ajuda de Washington para um grande compartilhamento de informações de segurança e a entrega de sistemas de armas.

Mas diplomatas e analistas dizem que o governo não está fazendo o suficiente para atacar as causas da insurgência, particularmente a frustração entre a minoria sunita, que reclama de maus-tratos das autoridades xiitas.

As eleições estão marcadas para 30 de abril, o que faz autoridades temerem a elevação do nível de violência, já que os militantes tentam desestabilizar o país antes da votação.

As autoridades também lutam para fornecer serviços básicos adequados como eletricidade e água potável e os níveis de corrupção são altos.

Funcionários do governo também acreditam que a guerra civil na Síria encorajou grupos militantes sunitas e piorou a instabilidade no Iraque, que tem uma fronteira de 600 quilômetros com o vizinho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter