Bonecos da Encenação de São Vicente farão parte de acervos de museus da Europa

Peças ficarão expostas no acervo permanente do Topic - Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Espanha) e do Museu da Marioneta de Lisboa (Portugal)

Comentar
Compartilhar
03 FEV 201512h19

Os bonecos criados e utilizados na cena de antropofagia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 - O Musical ficarão em exposição em dois dos principais museus de marionetes na Europa. Eles estarão no acervo permanente do Topic - Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Espanha) e do Museu da Marioneta de Lisboa (Portugal).

Este é um dos primeiros resultados da parceria entre a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com as respectivas diretoras dos espaços internacionais, Idoya Otegui Martínez e Maria José Machado Santos. A ação se firmou durante a Encenação e o 2º FITI - Festival Internacional de Teatro Infantil, realizado na Cidade.

Os bonecos foram confeccionados em estrutura metálica com cobertura de tecido e fibra de bananeira, braços de bambu, além de uma grande máscara inspirada nas que foram produzidas pelos índios brasileiros.

Os bonecos foram confeccionados em estrutura metálica com cobertura de tecido e fibra de bananeira e braços de bambu (Foto: Divulgação)

Com movimentação de braços e giro de 360º da cabeça, foram criados pelo secretário da Cultura, Amauri Alves, com desenho de produção de André Reis e execução de Wagner Galdino, Fabiano di Melo, Beto Vieira, Fernando Rino, Sergio Lima, Henrique Dias Alves, Leonardo Dias Alves, Carolina Dias Alves, Beatriz Dias Alves e Marcelo Lafontana.

"É um grande orgulho para São Vicente contar com peças utilizadas na Encenação 2015 expostas em dois museus europeus que são referências mundiais na preservação e pesquisa da arte da marionete", afirma Amauri Alves. Ele complementa: "Teremos uma divulgação permanente do maior espetáculo teatral realizado em areia de praia do mundo para turistas de todos os países que frequentam estes museus".