X

Cotidiano

Balneabilidade: 28% das praias estão impróprias

Número de bandeiras vermelhas aumentou em comparação com a última semana na Baixada Santista

Publicado em 17/01/2015 às 10:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A praia do José Menino, na altura da Rua Frederico Ozanam (Emissário Submarino), é a única de Santos que está própria para o banho de mar, avaliou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que faz o controle de qualidade das praias da Região.

O órgão fiscalizou 71 praias das oito cidades com faixa de areia da Baixada Santista, além do Rio Perequê, em Cubatão. Quase 28% das praias da região receberam bandeira vermelha.

O balanço foi realizado entre os dias 14 de dezembro de 2014 e 11 de janeiro de 2015. O cenário piorou em comparação ao último levantamento do órgão.

Bertioga, Peruíbe e Cubatão possuem bandeira verde em todos os locais fiscalizados. Em duas cidades, somente uma praia está imprópria. São elas Guarujá (Perequê) e Itanhaém (Centro).


>Santos - Praia do José Menino é a única com bandeira verde (Foto: Matheus Tagé/DL)

Já Mongaguá possui três praias com bandeira vermelha. São Vera Cruz, Vila São Paulo e Central.

Em Praia Grande, quase metade das praias está imprópria. São cinco no total: Vila Mirim, Vila Caiçara, Boqueirão, Aviação e Maracanã.

Com apenas uma praia própria no último levantamento, São Vicente foi a única cidade que apresentou melhora. Agora são duas bandeiras verdes, na praia da Ilha Porchat e no Itararé.

Previsão é de calor e chuva para o fim de semana

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o fim de semana deve ser de altas temperaturas e com pequena chance de pancadas de chuva durante o fim de semana.

A temperatura mínima está prevista é de 25°C, podendo chegar até 38°C. Tanto para o sábado quanto para o domingo, a previsão é de possibilidade de pancadas de chuva à tarde e nebulosidade variável.

A qualidade do ar, também medida pela Cetesb, apresentou qualidade ruim apenas na área industrial de Cubatão, na altura da Vila Parisi.

Segundo a companhia, esta condição faz com que pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças tenham os sintomas agravados.

A população pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço. É aconselhável reduzir o esforço físico pesado ao ar livre, principalmente pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter