X

Cotidiano

Baixada Santista pode ter falta de vacina de novo

Mesmo com a chegada de uma nova remessa nesta semana, quantidade enviada foi menor do que a necessária

Vanessa Pimentel

Publicado em 16/01/2020 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A pentavalente deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida; policlínicas estão sendo reabastecidas / Divulgação

Os municípios da Baixada Santista foram abastecidos, entre segunda (13) e terça-feira (14), com novas doses da pentavalente - vacina que estava em falta na região.

Porém, o problema parece estar longe de ser resolvido de vez, já que as Secretarias de Saúde municipais explicaram que desde o ano passado a quantidade enviada foi reduzida e não é suficiente para suprir a demanda.

"Precisamos de 1.200 doses de pentavalente por mês e temos recebido quantidade inferior a este número, o que nos leva a ter atualmente, cerca de 10 mil doses em atraso da vacina pentavalente", calcula Alex Charleaux Amorim, chefe em substituição do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos.

Em Guarujá, a distribuição do lote entre as unidades de saúde será regularizada hoje (16), mas devido ao montante menor, a vacina será aplicada em quem já estava 'na fila'.

"Esse montante de 2.500 vai atender crianças já agendadas, que aguardavam pela chegada das vacinas. Essas já estão sendo comunicadas por telefone e por ainda pelo agente comunitário de saúde (ACS) do seu bairro", explicou a prefeitura.

A nota diz que, no ano passado, Guarujá recebeu apenas oito mil doses da pentavalente, quando deveria ter recebido, aproximadamente, 17 mil. A última remessa enviada foi em novembro com 500 doses, que também atendeu crianças em fila de espera.

"Portanto, é importante ressaltar que para a criança receber a dose da pentavalente, é necessário que os pais façam o agendamento nas unidades básicas (UBS) ou de saúde da família (Usafas), mais próxima de sua residência. Todos serão devidamente comunicados assim que mais remessas chegarem".

Em São Vicente, não há falta de vacinas, apenas redução do fornecimento de imunizações, como a VOP, DTP, Febre Amarela e Dupla Adulto. Quem procurar as unidades de saúde nesta quinta-feira vai encontrar a pentavalente, garantiu a prefeitura.

Mongaguá calcula que as doses recebidas da imunização vão durar apenas por algumas semanas. Os estoques de antitetânica e DTP também são bastante limitados, segundo a prefeitura.

Itanhaém afirmou que retirou a grade mensal da vacina ontem (15) e a previsão é que a pentavalente e demais vacinas do calendário abasteçam todas as Unidades de Saúde da Família (USFs).

Em Praia Grande, até ontem, havia falta de DTP, Anti tetânica, Febre Amarela, VOP, VIP e Pentavalente. Há previsão de chegada de algumas doses, mas a cidade não sabe quais.

Cubatão também não foi informada sobre quantidade de doses da penta e quais as outras que serão disponibilizadas. A previsão é de que na próxima segunda-feira (20), as salas de vacina já estejam abastecidas. Por lá, além da pentavalente, falta a tetraviral.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter