14 de Outubro de 2024 • 06:32
A demanda de passageiros no transporte aéreo doméstico cresceu 4,1% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta de assentos em voos nacionais cresceu 4,7%. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira, 6, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a demanda do setor chegou completou 17 meses consecutivos de expansão e o resultado de fevereiro foi o maior para o mês nos últimos dez anos. Já a oferta pelas empresas chegou ao sexto mês seguido de crescimento.
A empresa aérea com maior expansão da demanda em fevereiro com a Avianca, com evolução de 13,4% na comparação com o mesmo mês de 2014. Em segundo lugar, a Azul registrou 8,5% de crescimento na demanda.
Embora TAM e Gol continuem dividindo a liderança do mercado doméstico, com 36,6% e 36,1% de participação, respectivamente, a primeira companhia registrou queda de 2,7% em sua fatia do setor enquanto a segunda apresentou redução de 1,2% em fevereiro.
Se a demanda e a oferta no setor apresentam trajetória consistente de crescimento nos últimos meses, a taxa de ocupação dos assentos caiu 0,6% em fevereiro, para 80%. Esse foi o primeiro revés do indicador após uma sequência de 18 meses consecutivos de alta.
A Anac informou ainda que a Azul não prestou informações exatas com relação à quantidade de passageiros transportados em fevereiro deste ano e responderá a um processo administrativo para se apurar o motivo da infração.
Sem dados exatos da empresa, o órgão estima que a quantidade de passageiros transportados no País em fevereiro tenha apresentado um crescimento entre 0,71% e 1,55% em relação ao mesmo mês de 2014. Essa seria a 17ª variação positiva seguida do indicador.
Internacional
Para voos internacionais operados por empresas aéreas brasileiras, a demanda de passageiros cresceu 31,5% em fevereiro em relação ao segundo mês do ano passado. De acordo com a Anac, essa foi a 12ª alta consecutiva do indicador. Na mesma comparação, a oferta de assentos em voos para o exterior teve alta de 26,9%, a sétima seguida. Tanto a demanda quanto a oferta internacional tiveram os resultados mais expressivos para o mês nos últimos dez anos.
A taxa de ocupação das aeronaves em voos internacionais alcançou 80,3% em fevereiro, contra 77,5% no mesmo mês de 2014. Também recorde, esse indicador acumula crescimentos nos últimos 17 meses. O número de passageiros transportados no mercado internacional em fevereiro atingiu 570,5 mil, com aumento de 20 8% em relação a fevereiro de 2014, o 11º consecutivo.
Diário Mais
O futuro edifício será monumental, com 170 andares e impressionantes um quilômetro de altura
Diário Mais
Um dos naufrágios mais emblemáticos e significativos é o do Príncipe de Astúrias, que é frequentemente comparado ao famoso Titanic