X

Cotidiano

Alimentação é suspensa no Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande

Pacientes e funcionários tomaram apenas uma sopa rala, feita por nutricionistas e um menor aprendiz

Da Reportagem

Publicado em 27/11/2018 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pacientes e funcionários do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, não almoçaram ontem / Luiz Torres/Arquivo/DL

Pacientes e funcionários do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, não almoçaram ontem. Tomaram apenas uma sopa rala, feita por nutricionistas e um menor aprendiz. A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições coletivas da Baixada Santista e Litoral (Sintercub).

Segundo o sindicato, 26 merendeiras estão sem receber a cesta-básica e o adiantamento salarial de novembro. Souberam ainda que o 13º salário será parcelado em quatro vezes e as que saíram de férias não receberam corretamente.

O presidente do sindicato, Abenésio Santos, explica que a empresa terceirizada JLA não quer pagar o que deve e o gestor do hospital, gerido por uma organização social, “não tem autonomia para resolver nada”. Segundo ele, a categoria poderá deflagrar greve por tempo indeterminado se a situação piorar.

Outro lado

A Prefeitura informou que os repasses à Fundação ABC (FUABC), gestora do hospital, encontram-se em dia. Já a FUABC esclarece que não procedem as informações sobre paralisação do fornecimento de refeições aos pacientes ou mudanças nas dietas pré-estabelecidas. A alimentação para os pacientes internados é administrada normalmente.

Mas, o fornecimento de refeições aos funcionários foi paralisada pela empresa JLA, porque o Complexo não recebeu neste mês o repasse do Governo do Estado, que deveria estar disponível no dia 15 de novembro. Dessa forma, a JLA recebeu do Complexo o correspondente a 70% do pagamento do mês, referente à parcela quitada pelo Município, faltando saldar 30%, do Estado.

Na manhã de ontem, a diretoria do Irmã Dulce reuniu-se com a empresa JLA e foi acordada a retomada de 100% do fornecimento da alimentação mediante adiantamento de R$ 55 mil. O valor já foi depositado e o serviço deve ser normalizado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter