X

Cotidiano

Aguinaldo Araújo volta a ser prefeito interino de Cubatão

Presidente da Câmara tomou posse do cargo de prefeito ontem, após ser notificado pelo TRE-SP

Da Reportagem

Publicado em 24/11/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

É a segunda vez que o presidente da Câmara, Aguinaldo Araújo, assume o cargo de prefeito de Cubatão / Matheus Tagé/DL

O então presidente da Câmara de Cubatão, Aguinaldo Araújo, tomou posse do cargo de prefeito nesta quarta-feira (23), após receber notificação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo - 119º Zona Eleitoral - assinada pela juíza Suzana Pereira da Silva. Na sequência, em ato contínuo, Aguinaldo Araújo assinou o termo de posse na Câmara Municipal oficializando o ato.

“Aguinaldo Araújo, por força de lei, responde neste momento pela chefia do executivo municipal e como cubatense reitera que continua à disposição da cidade”, informou em nota a Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Araújo foi empossado como chefe do Executivo porque o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou, na terça-feira (23), os embargos de declaração apresentados pela defesa da prefeita Marcia Rosa (PT), e de seu vice, Donizete Tavares do Nascimento (PSC).

Com a decisão foi cassada também a liminar que mantinha Marcia e Donizete nos cargos. Foram julgados dois embargos de declaração e dois agravos regimentais que foram interpostos pela defesa da prefeita.

“Agora, eu rejeito os embargos e, por conta disso, ao rejeitar os embargos, estou entendendo que a liminar de efeito suspensivo perde seu efeito. Razão pela qual coloco no meu voto a determinação que, de imediato, seja oficiado o juiz de primeiro grau o teor dessa decisão”, anunciou o juiz relator Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior.

Em nota enviada à imprensa na terça-feira, a defesa da prefeita Marcia Rosa e do vice-prefeito Donizete Tavares informou que os advogados deles vão entrar com recurso, pedindo o efeito suspensivo do acórdão, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a defesa de Marcia e Donizete, trata-se de uma interpretação equivocada de que houve gastos excessivos com publicidade no ano eleitoral de 2012, superando a média dos três anos ­anteriores.

De acordo com os advogados, o próprio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), revendo sua decisão anterior, reconheceu que os investimentos em publicidade foram feitos dentro dos limites estabelecidos pela legislação eleitoral – fato que não foi levado em consideração pelos juízes do ­TRE.

Caso

No último dia 26, o TRE-SP publicou o acórdão que decidiu pelo afastamento da prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, e do vice, Donizete Tavares do Nascimento.

Ambos tiveram seus mandatos cassados no dia 19, em decisão unânime sobre um recurso especial que confirmou o resultado de maio de 2014, quando a prefeita e seu vice foram afastados de seus cargos. Segundo a sentença expedida há pouco mais de dois anos, houve “abuso do poder político e de autoridade”. O juiz Sérgio Ludovico proferiu, então, “a inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes ao pleito eleitoral de 2012”.

Com a decisão, o presidente da Câmara, Aguinaldo Araújo (PDT), assumiu a chefia do ­Executivo.

Dois dias depois, o Tribunal Regional de São Paulo aceitou o recurso apresentado pela prefeita e pelo vice, e suspendeu os efeitos do acórdão do órgão que os afastou da chefia da Administração Municipal.

O despacho do juiz relator Costa Wagner garante a permanência da prefeita e do vice até o julgamento dos embargos de declaração, realizado ontem. Esta decisão implicou no retorno imediato de Marcia e de Donizete ao Paço ­Municipal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter