X

Espaço do bicho

A importante profissão do ferrador de cavalos

Casquear significa tratar os cascos de um animal, geralmente do cavalo. O bom casqueamento é importante em potros e cavalos mais velhos, pois se corrige eventual irregularidade na forma de pisar, promovendo conforto e equilíbrio.

Francisco Carlos Martin Bega, chamado de Kiko, é um dos ferradores mais solicitados da região de Sorocaba/São Paulo. Ferrador de cavalos desde 1999, investiu em cursos com profissionais da área e em ferramentas especializadas que facilitam seu afazer. Kiko vem atuando em clínicas (cursos práticos) internacionais e nacionais realizadas na Universidade do cavalo, no Jockey Clube de São Paulo e de Sorocaba, e em outros estados do Brasil, pelo que soma, hoje, 15 clínicas internacionais e 10 nacionais.

Trabalha como ferrador profissional e presta serviços para vários Haras e centros de treinamentos: ferrando cavalos atletas, fazendo ferrageamento (aplicação de lâmina geralmente de ferro, presa por meio de cravos, na parte inferior dos cascos para proteger, curar ou prevenir problemas nos pés) e casqueamento (aparar os cascos, higienizar as ranilhas com utilização de técnicas) terapêutico e ortopédico, todos específicos para o esporte equestre.

Kiko ressalta que as maiores dificuldades do ferrador é lidar com cavalos sem manejo ou cujo proprietário não se atenta aos cuidados dos cascos, como exemplos: não manter o cavalo em baia limpa e seca, demorar na manutenção e ferragem, não fazer tratamento adequado para curar ranilha podre ou casco com fungos e bactérias.

Outra dificuldade da profissão é a falta de bom senso na escolha do local para a prática desta atividade na propriedade.

Kiko tem sempre ao seu lado seu fiel parceiro de atividade, o Guilherme Martins dos Santos Bueno, que já trabalha na área há quatro anos. Na foto observamos o importante trabalho de Kiko no Haras Estrela Guia, ao corrigir o casco da mão direita do animal, sobrelevando a higiene e delineamento na estrutura do casco.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Rodovia dos Imigrantes tem lentidão na descida ao litoral na manhã deste sábado

O alto fluxo de veículos é apontado como o responsável pelo problema

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter