09 de Setembro de 2024 • 08:33
São Vicente divulga programação da Semana da Luta Antimanicomial, celebrada de 16 a 18 de maio / Foto: Prefeitura de São Vicente
A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente preparou uma programação especial para a Semana da Luta Antimanicomial, que vai de 16 a 20 de maio. As atividades são exclusivas para usuários da Rede Especializada de Atenção Psicossocial e familiares, e acontecem de segunda a quinta-feira (16 a 19).
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A programação inclui roda de conversa; oficina de expressão plástica e de mandalas, exposição de produtos confeccionados por pacientes, entre outras atividades. No dia 20, as atividades serão abertas ao público.
Confira os horários e locais da programação:
Sexta-feira (20):
Área Continental - das 9h às 12h, na Praça dos Ambientalistas ou Ginásio Poliesportivo Dr.Luiz Gonzaga de Oliveira Gomes (se chover). Área Insular - das 14h30 às 17h , na Praça 22 de Janeiro. Nestas datas e locais, o público poderá conferir a exposição de obras confeccionadas nas oficinas ao longo da semana nos CAPS, além da caixa interativa com frases produzidas pelos usuários dos serviços e população participante.
Haverá também uma roda de conversa temática com o tema “Porque e quando procurar um psicólogo ou psiquiatra”, com estudantes do curso de Psicologia da Universidade São Judas - Campus Unimonte. Outras atrações estão previstas, como dança circular; aula de apresentação de Jiu-Jitsu, realizada pelo Instituto Adesaf, e aula de Prática Corporal.
Nos dias 16 e 20, às 10 horas, haverá uma oficina de Lian Gong, promovida pela Coordenação de Saúde Mental, no CAPS II Jardim Rio Branco (Rua Doutor Donald Alexandre Kealman), que utilizará o espaço do Clube dos Motoqueiros, que fica ao lado do CAPS.
No dia 18, às 14h, uma sessão de autógrafos do livro "Teoria dos Ruídos Organizados", mímica sonora de Edgar Henrique Siqueira, será realizada no CAPS III MATER, na Rua Padre Anchieta, 211, no Centro.
Luta Antimanicomial - marcada pelo encontro realizado em 18 de maio de 1987, de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais, onde surgiu a proposta de reforma do sistema psiquiátrico brasileiro. Pela importância do encontro, a data de 18 de maio tornou-se o Dia da Luta Antimanicomial. Esta semana lembra também a garantia dos direitos dos pacientes portadores de doenças mentais, conforme a Portaria n 10216/2001, que dispõe sobre a proteção dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental - Cuidado em Liberdade.
Diário Mais
Uma das mais procuradas para a prática de surfe, além de oferecer o Monumento Mulheres de Areia e a Ilha das Cabras
Guarujá
O Diário obteve, com exclusividade, uma lista com nome e endereço de 60 estabelecimentos que estão sob embargo do Departamento de Estradas de Rodagem