X

Brasil

Morre João Gilberto, criador da bossa nova, aos 88 anos

A informação foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, nas redes sociais.

Folhapress

Publicado em 06/07/2019 às 18:13

Atualizado em 06/07/2019 às 18:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mauricio Pessoa Produções/Divulgação

Criador da bossa nova, o cantor e compositor João Gilberto morreu neste sábado (6), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, nas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Além de João Marcelo, do casamento com a também cantora Astrud Gilberto, ele deixa outros dois filhos: Bebel Gilberto, da união com Miúcha, e Luísa, filha dele com a ex-mulher Cláudia Faissol. No final da vida, ele morava com a namorada, a moçambicana Maria do Céu Harris.

O baiano de Juazeiro foi alçado ao estrelato em 1958 quando, aos 27 anos, gravou "Chega de Saudade". Meses meses mais tarde, veio "Desafinado". As canções serviram de norte para o estilo que veio a se tornar a bossa nova. Antes disso, Gilberto morou em Salvador, Porto Alegre, Diamantina e mesmo no Rio, onde atuou como crooner.?

Ao longo da carreira, o músico lançou 13 álbuns de estúdio e quatro ao vivo. Entre eles, estão "O Amor, o Sorriso e a Flor" (1960), "João Gilberto" (1961) e "Getz/Gilberto" (1964), o último em parceria com o saxofonista americano Stan Getz.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter