X

Brasil

Hortolândia antecipa vacinação de cães e gatos após 1º caso de raiva animal

Com isso, a partir desta segunda (16), equipes visitarão aproximadamente 2.300 residências para imunizar os animais

Folhapress

Publicado em 16/07/2018 às 19:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A medida atinge a região onde houve a contaminação / Divulgação

A prefeitura decidiu antecipar a vacinação após a confirmação de um caso de raiva animal em Hortolândia (SP). Com isso, a partir desta segunda (16), equipes visitarão aproximadamente 2.300 residências para imunizar cães e gatos.

A medida atinge a região onde houve a contaminação. É o primeiro caso de raiva animal na cidade -antes havia registos apenas em morcegos-, de acordo com o veterinário Evandro Alves Cardoso, da Unidade de Vigilância de Zoonoses.

A secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, afirma que não há motivo para pânico e diz que foi um caso atípico. O cão teria adoecido após contato com um morcego.

Segundo a prefeitura, a chamada ação de bloqueio será realizada na região do Residencial São Sebastião. Os agentes de saúde, identificados com crachás, visitarão casas no Adventista Campineiro, Condomínio Flamboyant, Jardim Novo Cambuí e Jardim das Figueiras 1 e 2, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h.

Fora dessa área, os animais poderão ser vacinados durante a campanha de vacinação antirrábica no município, que já estava planejada para ocorrer em agosto e em setembro.

Caso confirmado

O cachorro contaminado tinha dois anos, morava com os tutores e nunca havia sido vacinado, afirma a prefeitura.

Em maio, ele escapou da casa e, de acordo com vizinhos, foi visto com um morcego na boca. Em 27 de junho começou a apresentar mudanças no comportamento, com apatia, andar cambaleante e emagrecimento. Chegou a ser atendido por um veterinário, mas o quadro logo evoluiu para paralisia e outros sintomas neurológicos. Ele foi submetido à eutanásia no dia 2 deste mês.

Todos que tiveram contato com o cachorro foram encaminhados para profilaxia, com aplicação de soro antirrábico, diz a administração municipal.

Raiva

A raiva é uma doença fatal, que afeta o sistema nervoso central, e que pode ser transmitida a humanos. Após o surgimento dos sintomas, não há tratamento. Por isso, a vacinação dos animais é importante: é a única forma de manter a doença sob controle.

Cães e gatos com mais de três meses de vida devem ser imunizados, exceto doentes. A dose deve ser reaplicada anualmente.

Mordidas, arranhões ou lambeduras podem transmitir a doença ao homem. Em qualquer dessas situações, a pessoa deve procurar atendimento médico, caso o animal não seja conhecido ou não esteja vacinado.
Em caso de morcegos encontrados em residências, a orientação é jogar um balde ou toalha sobre ele e acionar órgãos competentes para a remoção.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

Santos

Obras do VLT interditam ruas do Centro do Santos; veja o que muda e rotas

Como elas irão passar por pavimentação, a circulação de veículos ficará bloqueada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter