X

Brasil

Demanda por transporte aéreo doméstico cresce 5,4% em março, diz Anac

Este é o primeiro resultado positivo do indicador na base anual após 19 meses consecutivos de queda

Estadão Conteúdo

Publicado em 05/05/2017 às 19:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros aumentou 5,4% em março de 2017 / Divulgação

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros aumentou 5,4% em março de 2017 na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira, 5, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Este é o primeiro resultado positivo do indicador na base anual após 19 meses consecutivos de queda.

A oferta por transporte aéreo doméstico também voltou a crescer, interrompendo uma sequência de 18 meses de retração - segundo a Anac, a oferta doméstica avançou 3,5% em março em relação ao mesmo período de 2016.

Com a demanda crescendo num ritmo mais elevado que a oferta, a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras cresceu 1,5 ponto porcentual (p.p.) em março na base anual, passando de 77,5% para 79%.

A Gol liderou o mercado doméstico em março, com uma participação de mercado, medida pelo indicador de demanda RPK (número de passageiros por quilômetro voado), de 35%, acima dos 33% de sua principal concorrente, a Latam. A Azul ficou em terceiro lugar, com 18,7% do market share, enquanto a Avianca Brasil registrou 12,7% de participação.

Passageiros e carga

As empresas aéreas nacionais transportaram um total de 7,437 milhões de passageiros pagos no mercado doméstico em março, alta de 3,6% em relação ao mesmo mês de 2016. Já a carga paga transportada no mercado doméstico foi de 35,492 mil toneladas no terceiro mês do ano, uma elevação de 1,3% na base anual.

Consolidado

No primeiro trimestre de 2017, a demanda doméstica acumula queda de 0,7% ante o mesmo período de 2016, enquanto a oferta doméstica recua 2% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos chegou a 81% nos primeiros três meses desse ano, índice 1,1 p.p. superior ao mesmo intervalo do ano passado.

Ao todo, foram transportados 22,578 milhões de passageiros no segmento doméstico entre janeiro e março de 2017, montante 2,6% inferior ao verificado nos primeiros três meses de 2016. A carga transportada, por sua vez, soma 94,284 mil toneladas, uma queda de 1,8% na mesma base de comparação.

Internacional

As companhias aéreas brasileiras registraram, em março deste ano, um avanço de 17,8% na demanda por transporte internacional de passageiros em relação ao mesmo mês de 2016, informou Anac. Já a oferta internacional aumentou 9,3% na mesma base de comparação.

Com a demanda crescendo num ritmo mais elevado do que a oferta, a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras aumentou, chegando a 84% em março, índice 6 pontos porcentuais (p.p.) maior do que o verificado no terceiro mês de 2016.

O número de passageiros pagos transportados por empresas brasileiras no mercado internacional em março deste ano atingiu 674,6 mil - na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador apresentou alta de 16,5%.

O mercado de voos internacionais operado por empresas brasileiras é atendido basicamente por Latam, Gol e Azul, sendo que, em março, a Latam respondeu pela maior fatia, de 77,4%. A Gol, por sua vez, ficou com 11,7% do market share de voos internacionais, enquanto a Azul registrou 10,7% de participação. A Avianca Brasil respondeu por apenas 0,1% do mercado internacional.

Consolidado

Nos três primeiros meses do ano, a demanda internacional acumula alta de 9,2% ante o mesmo período de 2016, enquanto a oferta doméstica aumentou 3,9% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos chegou a 85,5% no primeiro trimestre desse ano, índice 4,3 p.p. superior ao mesmo período do ano passado.

Ao todo, foram transportados 2,121 milhões de passageiros no segmento internacional entre janeiro e março, montante 9,6% superior ao verificado nos primeiros dois meses de 2016.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Evento no Orquidário irá ensinar educação ambiental neste domingo (5)

Simultaneamente ao evento será realizada mais uma edição da Feira Orgânica no parque zoobotânico, realizada sempre aos domingos, a partir das 9h

Variedades

'O Auto da Compadecida 2' ganha teaser trailer

Longa contará com o retorno de Selton Mello e Matheus Nachtergaele

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter