Bertioga: Central de monitoramento é reestruturada para oferecer mais segurança

Antes da reestruturação, o plantão no COIBE era realizado por GCMs, agora, o equipamento também conta com acentos para Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, que poderão compor a central de monitoramento

Comentar
Compartilhar
06 JUL 2021Por Da Reportagem11h30
As imagens são exibidas simultaneamente em tempo real, nos monitores de LED de 55 polegadasAs imagens são exibidas simultaneamente em tempo real, nos monitores de LED de 55 polegadasFoto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Bertioga

O Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE) foi reestruturado para ampliar os serviços. A central de emergência 153, da GCM (Guarda Civil Municipal) agora está integrada ao COIBE e contará com apoio dos departamentos de Trânsito e Operações Ambientais (DOA), Polícia Militar e Delegacia Civil, garantindo mais agilidade e eficiência nos atendimentos.

O atendimento centralizado no 153 fará a distribuição das denúncias para os agentes de segurança que estiverem em plantão nas ruas e viaturas. O COIBE também fará o controle em tempo real do transporte público e de todas as viaturas de segurança do Município.

Antes da reestruturação, o plantão no COIBE era realizado por GCMs, agora, o equipamento também conta com acentos para Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, que poderão compor a central de monitoramento.

O COIBE possui aproximadamente 70 câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade, 500 câmaras instaladas nas unidades de ensino, saúde e nas Vilas do Bem e 50 câmeras de vídeo OCR (que fazem leitura de placas de veículos), cujas imagens serão disponibilizadas para Polícia Militar através do sistema “Detecta”.

O Detecta é uma tecnologia firmada em convênio com a secretaria Estadual de Segurança Pública, que integra a base de dados criminal do Estado ao COIBE, com objetivo principal de detectar placas de veículos que foram usados em crimes em qualquer lugar do Estado. Ao passar pelas câmeras, o “Detecta” será acionado automaticamente, auxiliando o trabalho da Polícia e trazendo mais segurança para a população bertioguense.

COIBE.
Inaugurado em 2018, o COIBE monitora pontos estratégicos de Bertioga, como as principais avenidas e as entradas e acessos pela Rodovia Rio-Santos. Os equipamentos de resolução HDTV têm capacidade de movimentação horizontal de 360 graus e vertical de 180 graus, zoom de 32 vezes e captam imagens nítidas, ajustando-se à iluminação do ambiente.

As câmeras podem se posicionar automaticamente ou a partir de comandos dos operadores do COIBE. As imagens são exibidas simultaneamente em tempo real, nos monitores de LED de 55 polegadas, identificando localização, data e hora de cada câmera. As filmagens ficam armazenadas por 30 dias em servidor remoto e em formato DVD por até cinco anos.