X

Automotor

Edição de aniversário da BMW F 850 GS Adventure tem mais que aparência

Nas estradas e nas ruas, a bigtrail BMW F 850 GS Adventure edição 40 anos revela seus múltiplos predicados

Aldo Tizzani

Publicado em 14/11/2021 às 09:00

Atualizado em 22/03/2023 às 11:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além do vistoso "uniforme" em preto e amarelo que caracteriza a versão que festeja os 40 anos da linha GS, a BMW F 850 GS Adventure agrega um pacote interessante de equipamentos / MinutoMotor

Nem só de aparência se faz uma verdadeira versão comemorativa. Além do vistoso “uniforme” em preto e amarelo que caracteriza a versão que festeja os 40 anos da linha GS, a BMW F 850 GS Adventure agrega um pacote interessante de equipamentos: controle dinâmico do freio-motor, ajuste eletrônico dinâmico da suspensão, sistema de partida sem chave, assistente de troca de marchas, modos de pilotagem, preparação para receber GPS, manoplas aquecidas, monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro, luzes auxiliares em leds e suporte para malas laterais em alumínio. Na versão Adventure, o tanque de combustível tem capacidade para 23 litros. Ou seja, a moto promete uma autonomia de cerca de 400 quilômetros. A BMW F 850 GS Adventure edição 40 anos é oferecida no pacote premium por R$ 76.500, com três anos de garantia

A roda de 21 polegadas na dianteira ajuda a enfrentar qualquer tipo de obstáculo, com os aros com raios externos, que facilitam um reparo rápido (o popular “macarrão”) do pneu sem câmera. A capacidade de absorver impactos é uma das principais características da 850 Adventure, que conta com suspensões robustas e de longo curso: garfo telescópico de 230 milímetros e 215 milímetros do mono-amortecedor. Isso sem falar no ajuste eletrônico dinâmico da suspensão. O sistema calcula a regulagem em função do peso de piloto, piloto mais bagagem, piloto mais garupa e piloto mais garupa mais bagagem. Tudo embalado pelo poderoso motor bicilíndrico de quatro tempos com oito válvulas e 853 cm3 de capacidade, que entrega 80 cavalos de potência e 9 kgfm de torque, ambos entregues em 6.250 rpm.

A BMW F 850 GS Adventure edição 40 anos é oferecida no pacote premium por R$ 76.500, com três anos de garantia

Primeiras impressões

Roda muito

Na prática, a BMW F 850 GS Adventure é extremamente equilibrada. Motor, chassi, suspenção e freios estão conectados e ‘conversam’ na mesma sintonia, graças à eletrônica embarcada. Quando o motor de dois cilindros em linha, quatro tempos, 853 cm3 de capacidade e 80 cavalos de potência é acionado, um rugido médio-grave é amplificado pelo escapamento. É puro “rock’n roll”. Dá vontade de acelerar e ver até onde a barra da RPM, que fica na parte superior do painel de TFT da moto, chega. Em uma tocada mais racional na estrada, a 4 mil giros, a 850 Adventure já está a 100 km/h. A 5 mil rpm, a moto está a 125 km/h, sempre querendo mais. E, nessa ‘pegada’, não exige muitas trocas de marchas. O motor é bastante elástico e trabalha muito bem em baixas e médias rotações. Aliás, oferece mais força em menores faixas de giro.

O painel de TFT da BMW F 850 GS Adventure é colorido e facilita nas mudanças dos modos de pilotagem e condições da moto

Mas a “brincadeira” começa mesmo a partir dos 6.500 rpm, regime de rotação no qual a entrega se dá pelo aumento da adrenalina e no ritmo das batidas do coração do piloto sobre a moto. O câmbio de 6 velocidades é bem escalonado, com engates precisos. A grande novidade da F 850 GS Adventure é o Controle Dinâmico do Freio Motor. Ele evita, eletronicamente, que a roda traseira escorregue devido à liberação abrupta do acelerador ou à redução de marcha. Boa parte do equilíbrio do modelo vem do chassi mais rígido e do maior entre-eixos (1,59 metro), principalmente para uma tocada mais raiz no off-road.

A capacidade de absorver impactos é uma das principais características da 850 Adventure, que conta com suspensões robustas e de longo curso

Toda a parte eletrônica é muito fácil e intuitiva de habilitar e desligar. De cara, o piloto se assusta com os botões e o seletor, que ficam no punho esquerdo. Depois de alguns quilômetros, o motociclista já está habituado com boa parte das funções. Um dos responsáveis por essa sinergia é o painel de TFT da BMW F 850 GS Adventure, colorido, que orienta nas mudanças dos modos de pilotagem e condições da moto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter