X

Artigo

Tenente Coimbra - Memorial José Bonifácio: Homenagem e reforço no turismo de Santos

Além da questão histórica, devemos lembrar que em momentos de crise como este que vivemos, os investimentos em turismo são uma alternativa interessante para reaquecer a economia local e auxiliar na retomada do desenvolvimento regional

Artigo

Publicado em 18/11/2020 às 06:39

Atualizado em 01/12/2020 às 19:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tenente Coimbra, deputado estadual / DIVULGAÇÃO

Em 2022, nosso país comemorará os seus 200 anos de independência. E os eventos comemorativos já começam a ser planejados, afinal, esta é uma das datas mais importantes da nossa história. Na Câmara dos Deputados em Brasília, por exemplo, estão sendo preparados diversos eventos comemorativos em vários estados do País pelos próximos dois anos. E, em Santos, foi criada a Comissão Municipal do Bicentenário da Independência do Brasil, que será responsável por articular as ações que marcarão a data pela cidade. Ela contará com representantes de várias secretarias; do Instituto Histórico e Geográfico; da OAB; da Associação dos Engenheiros e Arquitetos e do Movimento Pró-Memória José Bonifácio. O desafio será criar uma agenda de atividades não só no Centro Histórico de Santos, mas em outros pontos da cidade, para envolver toda a população da cidade. 

Entre os atos que serão discutidos, está a criação do Memorial José Bonifácio, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro. Além de reurbanizar a praça e criar um ponto turístico, preservando parte de nossa história e atraindo mais turistas à região, a obra será uma merecida homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, que nasceu em Santos.

Bonifácio foi ministro e conselheiro de D. Pedro I e incentivou o monarca a proclamar a Independência, em 1822. Ele teve papel fundamental na organização da resistência do novo governo contra os movimentos contrários à separação de Portugal. Historiadores brasileiros concordam, e eu faço eco, que Bonifácio foi um homem à frente do seu tempo.

Muito além da importância da data para a construção da nossa identidade, com os diversos eventos que teremos por todo o país, poderemos incentivar o turismo e aumentar, por consequência, a geração de renda nas cidades que contam com monumentos relacionados à independência. Esses eventos também permitirão a abertura de novas vagas no mercado de trabalho. 

Além da questão histórica, devemos lembrar que em momentos de crise como este que vivemos, os investimentos em turismo são uma alternativa interessante para reaquecer a economia local e auxiliar na retomada do desenvolvimento regional.

Como morador de Santos, confirmo meu apoio à homenagem. Nada mais justo que um memorial com o nome de José Bonifácio em sua cidade natal para valorizar toda a história e o papel fundamental deste homem na construção de um Brasil livre.

Tenente Coimbra, deputado estadual

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter