27 de Abril de 2024 • 01:06
DIVULGAÇÃO
Com a proximidade do final do ano, lembro que está na hora de cobrar do Governo do Estado, mais precisamente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a contratação dos projetos executivos para a tão sonhada extensão do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, para a Área Continental de São Vicente.
Isso porque no dia 24 de junho deste ano recebi uma resposta a ofício que enviei ao diretor-presidente da EMTU, Marco Antônio Assalve, pedindo o andamento das obras do VLT para a Área Continental de São Vicente, ao mesmo tempo quando fosse iniciada a segunda fase do VLT que chegará até o Valongo, em Santos.
Em resposta, na ocasião, o presidente da EMTU informou que seriam contratados, no final deste ano, ou no início de 2021, os projetos executivos das obras que vão levar o VLT para a população do continente vicentino. Os projetos a serem contratados visam à implantação de 7,5 quilômetros de trilhos, um pátio de manobras e quatro estações de embarque e desembarque, permitindo o atendimento aos moradores da Área Continental.
A EMTU informou ainda que estava providenciando o licenciamento ambiental da obra, que deveria ser protolocado na Cetesb, no máximo, até o final deste ano.
Fiquei grata pela resposta porque defendo que a população da Área Continental de São Vicente precisa muito desta nova opção de transporte, principalmente porque sofreu muito com a interdição da Ponte dos Barreiros, agora finalmente liberada com recursos de R$ 57 milhões, que consegui junto ao Governo Federal.
Esta conquista permitiu a conclusão das obras emergenciais, que resultaram na liberação da ponte. E os recursos serão suficientes também para fazer todas as obras complementares de recuperação, garantindo assim reparos em todas as colunas da ponte.
O Governo do Estado já contratou as obras do segundo trecho do VLT da Baixada Santista, que ligará a Avenida Conselheiros Nébias ao Bairro do Valongo, em Santos. Serão investidos R$ 217,7 milhões e as obras devem durar 30 meses.
Ao longo dos 8 km de extensão dos trilhos serão construídas 14 estações com acessibilidade. Estarão circulando sete veículos, com capacidade para transportar 35 mil passageiros/dia.
O traçado do segundo trecho do VLT inclui as ruas Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição, Luiz de Camões e a Avenida Conselheiro Nébias.
Mas todo o sistema só estará completo quando estiverem operando 33 veículos transportando 95 mil passageiros/dia. Por isso, estou cobrando para que as providências sejam tomadas logo para incluir a população de toda São Vicente neste moderno meio de transporte.
Rosana Valle, deputada federal
Polícia
Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros
Cotidiano
O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita