X

Artigo

Nilton C. Tristão - Lições eleitorais de 2020

Os prefeitos eleitos ou reconduzidos aos cargos terão que lidar com eventos inusitados e administrar crises extemporâneas

Artigo

Publicado em 28/11/2020 às 09:09

Atualizado em 28/11/2020 às 12:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nilton C. Tristão, cientista político / DIVULGAÇÃO

Tal como no restante do país, o litoral sul paulista ou Baixada Santista, compartilhou os mesmos sintomas existentes na política nacional. Pois seus cidadãos tenderam a optar na eleição de 15 de novembro pela segurança dos projetos governamentais que estavam em andamento. Ou seja, depois de vivenciarem o ano mais apocalíptico de nossas vidas, e sem presenciarem qualquer outro postulante aos governos municipais demonstrar entendimento a respeito desse momento histórico, resolveram que não havia outra opção a não ser de sufragar os erros e acertos daqueles que já estavam na linha de frente contra a Covid-19.

Nesse contexto, foram reeleitos os prefeitos de Guarujá, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Peruíbe, além do alcaide de Santos conseguir fazer o sucessor. Já em Itanhaém, Tiago Cervantes sucederá a Marco Aurélio Gomes dos Santos. As únicas a irem para o segundo turno foram as cidades de Praia Grande e São Vicente. Em terras de Mourão, com Alberto impossibilitado de candidatar-se, sua pupila Raquel Chini, do PSDB, possivelmente sofrerá a derrota imposta por Danilo Morgado (PSL), circunstância inusitada para a biografia do ícone da boa governança e competência administrativa. Confirmando-se esta previsão, o presente prefeito de Praia Grande deixará a delegação como figura secundária da política local. 

Já no município de São Vicente, assistiremos à disputa entre Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (Podemos) com final imprevisível, segundo levantamento da empresa GovNet/Opinião Pesquisa em parceria com o Diário do Litoral, que aponta para o empate técnico entre ambos na intenção de voto. De qualquer maneira, o jogo de poder na Região Metropolitana da Baixada Santista, adquire novos contornos, com o presumível protagonismo com maior relevância de Dr. Válter Suman e Rogério Santos, além do fortalecimento da liderança regional de Paulo Alexandre Barbosa. 

Contudo, os tempos modernos nos transformaram em passageiros de uma jornada incerta. Os prefeitos eleitos ou reconduzidos aos cargos terão que lidar com eventos inusitados e administrar crises extemporâneas. Em outros termos, nada será como antes, e os vencedores do pleito desse domingo em Praia Grande e São Vicente terão que lidar com algo que seus antecessores apenas tatearam.

* Nilton C. Tristão, cientista político

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter