Livro revela tortura de animais nas granjas do Brasil

As notícias do campo por Nilson Regalado

Comentar
Compartilhar
21 FEV 2021Por Artigo11h23
Foto: DIVULGAÇÃO

Por Nilson Regalado

Pintinhos triturados vivos ou sufocados até a morte em sacos plásticos, porcas e galinhas trancadas em celas onde não podem sequer se mover, animais anêmicos para produzir carne mais clara, estupro de vacas, bezerros separados das mães após o nascimento. Esta é a dura realidade a que estão sujeitos porcos, aves, bois e vacas na maioria das granjas, fazendas e frigoríficos brasileiros. Se você, caro leitor, gosta mesmo de animais, precisa conhecer o e-book ‘Verdades sobre a indústria de carne, leite e ovos que você precisa saber’. O material reúne uma série de denúncias sobre a tortura cometida diariamente contra milhares de animais de produção no Brasil.

O livro foi lançado no final de janeiro pela médica veterinária Louise B. de Lorenzi Terra, sob coordenação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Gratuita, a publicação está disponível em svb.org.br/livros e tem abordagem completa sobre o sistema de produção na pecuária.

Um dos maiores exportadores globais de carnes e grande produtor de ovos e leite, o Brasil ainda não criou regras que impeçam abusos contra animais. Diante da omissão do Estado Brasileiro e da falta de consciência de produtores e industriais, a SVB chegou a lançar uma campanha na tentativa de sensibilizar o consumidor, elo da corrente que tem o poder de exigir mais civilidade. A campanha questiona: se você ama um cachorro ou gato, como pode ser cúmplice de maus tratos contra outros animais?

“Não existe legislação que proíba quaisquer práticas cruéis com animais como perus, porcos, bovinos e frangos, mas você não precisa financiar essa prática”, incentiva Ricardo Laurino, presidente da SVB.

Atenção: polícia descobre...
A Polícia Civil interditou nesta semana um açougue em Tubarão, no sul de Santa Catarina. O dono do estabelecimento foi preso em flagrante por vender carne de cavalo como se fosse bovina. Os policiais também constataram a comercialização de carne de javali como se fosse suína.

...fraude na venda de carnes.
Antes do flagrante, amostras de carne foram periciadas no Instituto de Criminalística da Polícia Federal. Além da carne fraudada, a fiscalização encontrou outras irregularidades no açougue, como armazenamento de carne estragada junto com as demais, higiene precária e “forte odor pútrido”.

Maçã força deslocamento...
Um contingente de 15 mil trabalhadores se deslocará para as regiões serranas de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul até o final de março para a safra da maçã. A colheita começou nesta a semana. E essa migração acendeu o alerta das autoridades sanitárias dos dois estados.

...de 15 mil trabalhadores.
Neste ano, a expectativa é que sejam colhidas 900 mil toneladas das variedades gala e fuji. Os dois estados são os maiores produtores brasileiros de maçã e deverão exportar 200 mil toneladas da fruta para 60 países.

Filosofia do campo:
“Grandes espíritos sempre encontram oposição violenta de mentes medíocres”. Albert Einstein (1879-1955), físico alemão