X

Artigo

Artigo - Teste BAER para surdez em cães

O teste verifica se o cérebro responde ao ruído e é uma maneira confiável de ver se um cão é surdo e qual a extensão

Artigo

Publicado em 29/09/2021 às 10:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O BAER é o teste mais sensível na avaliação da audição / Áurea Regina Giacomelli/Divulgação

O teste BAER (Brainstem Auditory Evoked Response) é usado para verificar a audição de um cão. Ele verifica se o cérebro responde ao ruído e é uma maneira confiável de ver se um cão é surdo e qual a extensão. A surdez ocorre em cães provavelmente com a mesma frequência que em pessoas. As causas mais comuns são congênitas (geralmente reconhecidas nos primeiros 6 meses de vida) e relacionadas à idade (surdez senil ou degenerativa).

A surdez congênita é provavelmente devido a uma anormalidade genética e é vista mais comumente em algumas raças, como Dálmatas, Australian Cattle Dogs, Bull Terriers e Dogo Argentinos, porém pode ser visto ocasionalmente em qualquer raça de cães. A surdez pode afetar um ou ambos ouvidos. A surdez devido a anomalias genéticas infelizmente é permanente. A melhor idade para testar os filhotes é em torno de 6 semanas de idade. O teste pode ser realizado em qualquer idade, inclusive em cães adultos. É possível reduzir o risco de produzir filhotes surdos com a seleção de pais saudáveis e geneticamente normais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

O BAER é o teste mais sensível na avaliação da audição. Outros testes menos sensíveis estão disponíveis, por exemplo, BAERCOM, mas são significativamente menos precisos. No Brasil criadores como Áurea Regina Giacomelli, criadora de Dogos Argentinos, sócia do canil Luzbull Verdes Pampas e da DOGOJET,  já pratica o teste desde 2005. Hoje Aurea vive no Texas, nos EUA, onde tem condições de praticar o teste BAER com facilidade. Aqui no Brasil, usa e recomenda o teste feito pela Médica Veterinária Eduarda Dode (fone: 53 91645264), que faz inclusive atendimento a domicílio. O custo é de R$ 200,00 por indivíduo, Duda como é chamada alerta que Dálmatas, por exemplo, estão afetados em torno de 30%, e que raças com cores merle ou piebald têm mais incidência. 

Edgard M. Brito
Dr. Edgard Morales Brito
CLÍNICA VETERINÁRIA

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Corpo com marcas de mordida humana é encontrado na orla em Praia Grande

O homem, de 20 a 25 anos, tinha marcas no tórax e no braço.

Cotidiano

Veículo desgovernado provoca caos em túnel na Imigrantes; VEJA

Acidente foi flagrado por outros motoristas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter