X

Artigo

Rosana Valle: empregos sob ameaça

Não dá para aceitarmos em silêncio estas atitudes da Usiminas e da Petrobras em demitir e reduzir atividades na nossa região

Da Reportagem

Publicado em 26/05/2020 às 10:10

Atualizado em 09/06/2020 às 18:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

PH FONSECA/DIÁRIO DO LITORAL

Por Rosana Valle 

Não dá para aceitarmos em silêncio estas atitudes da Usiminas e da Petrobras em demitir e reduzir atividades na nossa região em plena pandemia do novo coronavírus.

A Usiminas quer cortar 900 empregos na siderúrgica de Cubatão, mesmo podendo usar a Medida Provisória 936, que permite a redução de salários para manter os empregos enquanto durar a pandemia.

 A Justiça do Trabalho deu liminar, pedida pelo Sindicato dos Metalúrgicos, suspendendo as demissões. Mas a ameaça persiste, uma vez que a Usiminas já afirmou que vai recorrer. 

A Petrobras está desativando suas atividades na nossa Região. Não paga mais o transporte do pessoal que mora aqui e trabalha nas plataformas, para se deslocar até Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. 

Antes, os voos saíam de Itanhaém. Aos poucos, o pessoal que morava aqui vai se mudando para o Rio. E ainda tem a ameaça de fechar atividades no prédio do Valongo, em Santos, o que colocaria em risco pelo menos 1.000 postos de trabalho. 

Não vamos desistir do caminho da negociação na defesa de postos de trabalho e da economia da nossa região. 

Como noticiou o Diário do Litoral, apelei ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para tentar evitar estas duas ameaças que podem ceifar, no mínimo, 2 mil empregos na Baixada Santista. Alertei que o impacto na região seria enorme. 

Não dá para aceitar isso nesta época de pandemia e ainda quando grandes empresas fazem doações e outros gestos para ajudar necessitados e a manter empregos. Nós da Baixada não merecemos esta atitude.

Na nossa história recente, estivemos sempre ao lado da Refinaria da Petrobras, nos bons e maus momentos. Agradecemos pelos empregos gerados que ajudaram gerações e também choramos pelas 93 mortes quando do incêndio da Vila São José, em Cubatão, no dia 24 de fevereiro de 1984.

Também desfrutamos dos bons momentos trabalhando na antiga Cosipa (hoje Usiminas) e enfrentamos os danos ambientais e à saúde dos trabalhadores. 

Por tudo isso, estas empresas poderosas, com ações na Bolsa de Valores, devem mostrar um pouco mais de sensibilidade para com a Baixada Santista, principalmente neste momento dramático. E devem demonstrar, também, fé na retomada da economia, quando vão precisar ainda mais destes trabalhadores.

Rosana Valle, deputada federal

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter