X

Saúde

Dia D do Novembro Azul será no último sábado do mês

Serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e diabetes; aferição de pressão; coleta de sangue para exame de PSA; rodas de conversa e serviços de beleza

Da Reportagem

Publicado em 14/11/2018 às 15:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e diabetes; aferição de pressão; coleta de sangue para exame de PSA; rodas de conversa e serviços de beleza / Isabela Carrari/PMS

Para atender os homens durante a campanha Novembro Azul, seis policlínicas de Santos abrirão excepcionalmente no último sábado do mês, dia 24: Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728 – das 9h às 13h), Valongo (R. Prof. Maria Neusa Cunha s/nº - 9h às 16h), São Bento (Rua das Pedras s/nº - 9h às 16h), Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº - das 9h às 14h), Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284 -  9h às 16h) e Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº - 9h às 16h).

Serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e diabetes; aferição de pressão; coleta de sangue para exame de PSA (que pode indicar alteração na próstata); rodas de conversa e serviços de beleza.

"De maneira geral, os homens costumam cuidar menos da saúde. Pela primeira vez, abriremos as policlínicas em um sábado para atender o público masculino, com foco não apenas na prevenção e detecção de doenças, mas também no bem-estar e qualidade de vida", destaca Haroldo Souza Filho, chefe do Departamento de Atenção Básica.

A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinja um tamanho considerável, por isso é tão importante testar a dosagem da proteína PSA no sangue, cujo limite aceitável é abaixo de 4ng/ml. Valores mais altos precisam ser investigados, a fim da confirmação ou não da doença.

O câncer de próstata foi a causa da morte de 50 homens em Santos no ano de 2016, 47 em 2017 e 36 em 2018 (até setembro).

A realização do exame de PSA requer preparo. As principais orientações são realizar abstinência sexual por 48 horas e não andar de bicicleta ou motocicleta nas últimas 48 horas.

PASSEIO CICLÍSTICO

Com o intuito de alertar a população masculina para a detecção precoce do câncer de próstata, a Associação Brasileira de Ciclistas promove um passeio ciclístico no dia 25 de novembro, com concentração a partir das 9h na Praça das Bandeiras.

A saída acontece às 10h, com percurso na ciclovia da orla até o quiosque do Zé do Coco, no canal 6. O passeio é aberto a qualquer interessado e o dono da bicicleta melhor ornamentada de azul será premiado. Haverá ainda sorteio de brindes. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Parlamentares

Questionados, deputados não comentam sobre navios-bomba no Porto de Santos

Há dias, mais uma audiência pública em Santos foi realizada e nenhum deles (as) compareceu. Também não enviaram assessores 

Diário Mais

Santos foi a primeira cidade do Brasil a celebrar o Dia do Trabalho; entenda

Movimento trabalhista no mundo foi inspiração para cidade portuária, que elevou a manifestação por direitos à nível nacional

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter