X

Santos

Pontilhões dos canais 2, 4 e 5 serão reconstruídos

Os novos pontilhões somam-se a 15 pontes entregues desde 2013 e outras quatro em obras, totalizando 22 novas estruturas que trazem benefícios para 15 bairros

Da Reportagem

Publicado em 27/06/2017 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura vai reconstruir três novos pontilhões / Divulgação/PMS

 A Prefeitura de Santos vai reconstruir três novos pontilhões nos bairros Pompeia, Macuco e Embaré, sobre os canais 2, 4 e 5.

As pontes da Avenida Bernardino de Campos x Rua República Argentina, Avenida Siqueira Campos x Rua Rodrigo Silva e Avenida Almirante Cochrane x Avenida Afonso Pena serão demolidas, dando lugar às novas, em prazo que deve variar de três a quatro meses cada. A obra tem custo estimado em R$ 1,4 milhão, recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, saldo remanescente de 2013.

Os novos pontilhões somam-se a 15 pontes entregues desde 2013 e outras quatro em obras, totalizando 22 novas estruturas que trazem benefícios para 15 bairros: Ponta da Praia, José Menino, Campo Grande, Vila Belmiro, Macuco, Estuário, Embaré, Boqueirão, Pompeia, Gonzaga, Aparecida e, na Zona Noroeste, São Jorge, Bom Retiro, Santa Maria e Rádio Clube.

Segurança

As obras dos pontilhões visam modernizar e ampliar em 80% a capacidade de carga das estruturas construídas, em sua maioria, há mais de 50 anos e desgastadas pela ação do tempo. Os novos pontilhões têm capacidade de carga de 45 toneladas (os antigos suportam 25 toneladas), oferecendo mais segurança a motoristas e pedestres.

Santos conta atualmente com 175 pontilhões. A Prefeitura mantém um monitoramento constante e efetua as manutenções de rotina. A maioria foi construída na década de 1960 e vem sofrendo as ações do tempo. Quando o custo da manutenção atinge o preço de uma ponte nova, opta-se pela reconstrução.

Cronograma

A Prefeitura vai estudar juntamente com a empresa vencedora da licitação e a CET a melhor maneira de executar os serviços, a fim de que haja o mínimo impacto possível no trânsito da cidade. Os serviços serão gerenciados pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

O edital da licitação para contratação de empresa que fará a obra foi publicado no Diário Oficial do dia 23. Caso a licitação siga sem intercorrências de recursos, a estimativa é que a homologação do vencedor ocorra dentro de um mês, ou seja, no final de agosto. Desta maneira, a primeira obra deve começar em setembro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter