X

Santos

Pontilhões dos canais 2, 4 e 5 serão reconstruídos

Os novos pontilhões somam-se a 15 pontes entregues desde 2013 e outras quatro em obras, totalizando 22 novas estruturas que trazem benefícios para 15 bairros

Da Reportagem

Publicado em 27/06/2017 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura vai reconstruir três novos pontilhões / Divulgação/PMS

 A Prefeitura de Santos vai reconstruir três novos pontilhões nos bairros Pompeia, Macuco e Embaré, sobre os canais 2, 4 e 5.

As pontes da Avenida Bernardino de Campos x Rua República Argentina, Avenida Siqueira Campos x Rua Rodrigo Silva e Avenida Almirante Cochrane x Avenida Afonso Pena serão demolidas, dando lugar às novas, em prazo que deve variar de três a quatro meses cada. A obra tem custo estimado em R$ 1,4 milhão, recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, saldo remanescente de 2013.

Os novos pontilhões somam-se a 15 pontes entregues desde 2013 e outras quatro em obras, totalizando 22 novas estruturas que trazem benefícios para 15 bairros: Ponta da Praia, José Menino, Campo Grande, Vila Belmiro, Macuco, Estuário, Embaré, Boqueirão, Pompeia, Gonzaga, Aparecida e, na Zona Noroeste, São Jorge, Bom Retiro, Santa Maria e Rádio Clube.

Segurança

As obras dos pontilhões visam modernizar e ampliar em 80% a capacidade de carga das estruturas construídas, em sua maioria, há mais de 50 anos e desgastadas pela ação do tempo. Os novos pontilhões têm capacidade de carga de 45 toneladas (os antigos suportam 25 toneladas), oferecendo mais segurança a motoristas e pedestres.

Santos conta atualmente com 175 pontilhões. A Prefeitura mantém um monitoramento constante e efetua as manutenções de rotina. A maioria foi construída na década de 1960 e vem sofrendo as ações do tempo. Quando o custo da manutenção atinge o preço de uma ponte nova, opta-se pela reconstrução.

Cronograma

A Prefeitura vai estudar juntamente com a empresa vencedora da licitação e a CET a melhor maneira de executar os serviços, a fim de que haja o mínimo impacto possível no trânsito da cidade. Os serviços serão gerenciados pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

O edital da licitação para contratação de empresa que fará a obra foi publicado no Diário Oficial do dia 23. Caso a licitação siga sem intercorrências de recursos, a estimativa é que a homologação do vencedor ocorra dentro de um mês, ou seja, no final de agosto. Desta maneira, a primeira obra deve começar em setembro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter