X

Polícia

Esquema de liberação de veículos no pátio de PG é desarticulado e três são presos

Chefe da seção administrativa, um segundo funcionário e um articulador do esquema são os acusados

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 15/08/2017 às 21:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Câmeras de monitoramento captaram momento em que articulador e um interessado em veículos chegam ao pátio para entrega de dinheiro, segundo a polícia / Reprodução/Google Maps

Uma ação das polícias Militar e Civil desarticulou nesta segunda-feira (14) um esquema de liberação ilegal de veículos no pátio municipal de Praia Grande, na Vila Antártica. O chefe de administração do pátio, 45 anos, um segundo funcionário, de 40, e o homem apontado como articulador do esquema, de 63, foram presos.

O flagrante ocorreu após uma denúncia recebida pela Polícia Militar durante a manhã. Policiais militares passaram a monitorar a movimentação de um Ford EcoSport e apuraram que o articulador do esquema e uma pessoa interessada em dois veículos estavam negociando a retirada irregular de uma moto e um carro.

Os dois homens foram abordados em uma lanchonete, após saírem do pátio, e levados à Delegacia Sede, onde o articulador admitiu ao delegado Alexandre Comin o esquema criminoso.

Conforme ele revelou, veículos com muitos débitos de impostos e multas eram liberados pelos funcionários do pátio mediante pagamento de R$ 1 mil por automóvel. O articulador embutia esse valor no valor total que exigia pelos veículos.

Imagens de monitoramento

Diante do depoimento, o delegado, um investigador e os policiais militares foram ao pátio e prenderam os dois funcionários municipais em flagrante. No registro da ocorrência, o delegado considerou como prova as imagens de monitoramento que gravaram o momento em que o homem interessado nos veículos e o articulador chegam ao pátio, onde estavam naquele momento os dois servidores.

Sistema

O delegado Comin constatou que o pátio não tem nenhum tipo de interligação de rede com o sistema da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), o que possibilita a inclusão ou exclusão de qualquer cadastro de veículo somente pelo sistema interno do pátio.

Comin ainda constatou que no sistema é possível excluir o cadastro de qualquer veículo de modo que nenhum outro órgão fique sabendo que houve entrada do automóvel no pátio.

Por meio de nota a Prefeitura de Praia Grande informou que colocou dados e documentos à disposição para auxiliar na investigação.

“Simultaneamente está sendo instaurado procedimento disciplinar (Processo Administrativo) para tomar as providências necessárias a fim de apurar a eventual responsabilidade dos servidores supostamente envolvidos. Se constatado prejuízo, o município tomará as medidas necessárias para ressarcimentos”, informou. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter