19h : 28min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Plataforma Educativa com cursos e oficinas segue na Cidade até 7 de julho

A Unidade Móvel estará na Praça Narciso de Andrade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 7 de julho

Comentar
Compartilhar
08 JUN 2017Por Da Reportagem15h00
Programa é voltado para educação ambiental, tecnologias sustentáveis e qualificação profissionalFoto: Divulgação/PMI

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da comunidade, valorizando a cultura local e a sustentabilidade dos recursos marinhos, uma Unidade Móvel da Plataforma Educativa Repsol Sinopec chegou a Itanhaém nesta quarta-feira (7), equipada com kit multimídia e capacidade para atender 30 alunos por turma. As atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no local. A Unidade Móvel estará na Praça Narciso de Andrade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 7 de julho.

O programa itinerante ‘Plataforma Educativa’ é voltado para a educação ambiental, tecnologias sustentáveis e qualificação profissional. As atividades ocorrem no interior de um caminhão baú de 12 metros de comprimento, que se transforma em uma sala de aula para atendimento de até 30 alunos.

Dois cursos fazem parte da programação: Saneamento Ecológico e Tecnologias Ambientais Alternativas, que usará de material audiovisual, estruturas e maquetes didáticas; e o Pescador Profissional (POP), que ajudará os participantes a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha para exercer a profissão de pescador em alto mar.

Além disso, haverá uma oficina sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que mostrará o preparo de alimentos com a utilização de algumas plantas disponíveis na região também fará parte da programação.

Nos dias 7, 8, 12, 13 e 14 de junho, estudantes do 5º ano das Escolas Municipais participarão das atividades. Cerca de 900 alunos, divididos em seis turmas por dia, participarão do Tarô Ambiental, que passa de forma lúdica conceitos de preservação do meio ambiente; e a EnTenda o Lixo, que fala sobre questões relacionadas ao lixo marinho.

As atividades são realizadas em parceria com o Instituto Costa Brasilis, o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP) e a Prefeitura de Itanhaém. O programa existe desde 2009 e já esteve em 18 cidades do litoral dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. A Repsol Sinopec Brasil é uma companhia de petróleo e gás e desenvolve uma série de ações em responsabilidade corporativa, sendo o projeto Plataforma Educativa uma delas.

Colunas

Contraponto