X

Guarujá

Maré baixa revela barril de madeira antigo em praia do Guarujá

A peça está em bom estado de conservação e permanece enterrada na Praia do Tombo

Estadão Conteúdo

Publicado em 11/09/2017 às 15:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um barril de madeira apareceu no Guarujá na manhã deste domingo, dia 10 / Rodrigo Montaldi/DL

A maré baixa revelou mais uma peça que estava escondida sob o mar no litoral sul de São Paulo. Após os destroços de uma embarcação surgirem em Santos no mês passado, desta vez um barril de madeira apareceu no Guarujá na manhã deste domingo, dia 10.

A peça está em bom estado de conservação e permanece enterrada na Praia do Tombo. De acordo com uma primeira análise de especialistas, pode ser oriunda de um naufrágio antigo. Arqueólogos vão analisar o barril para tentar determinar sua origem e a área ao redor deve ser vasculhada em busca de outros itens.

Um dos trabalhos será estabelecer o local do possível naufrágio e também pesquisar documentos para saber se acidentes do tipo foram registrados na área. O barril é feito de madeira e ainda tem um arco de ferro usado para sustentação.

No último dia 22 de agosto, destroços de um navio foram encontrados na faixa de areia da praia de Santos, bem próximos ao mar, ao lado do Canal 5, no bairro do Embaré. A área está isolada e recebeu reforço policial.

Arqueólogos protocolaram pedido para exploração no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pediram autorização de pesquisa interventiva à Marinha. Um scanner será usado para identificar a estruturas e as medidas da embarcação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter