23h : 54min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Rosberg pode ser campeão pela primeira vez

Neste domingo (27), no GP de Abu Dhabi o alemão pode conquistar seu primeiro título justamente sobre Hamilton

Comentar
Compartilhar
26 NOV 2016Por Folhapress15h00
Rosberg pode ser campeão pela primeira vezFoto: Divulgação

Quando conquistou seu primeiro pódio, no GP da Austrália de 2008, Nico Rosberg comemorou com um caloroso abraço em Lewis Hamilton, o vencedor do GP, que se sagraria campeão naquela temporada. Neste domingo (27), no GP de Abu Dhabi (10h45, Globo), Nico Rosberg pode conquistar seu primeiro título justamente sobre Hamilton, seu companheiro de equipe e, agora, rival.

A amizade começou no kart, no qual ambos chegaram a dividir os boxes. Mas a relação de Rosberg com o automobilismo vem de berço.

Nico era uma criança quando seu pai, o campeão Keke Rosberg, se aposentou da F-1, mas permaneceu no circo como empresário. Desde a infância, Nico era presença constante no paddock.

Nascido na Alemanha, país de origem da mãe, ele residiu em Mônaco a vida toda.

A carreira deslanchou com o título da F-BMW de 2002. A marca bávara era a fornecedora de motores da Williams, e o título rendeu ao piloto sua primeira experiência na F-1 -na época, aos 17, foi o mais jovem a guiar na categoria.

O ingresso definitivo na F-1 ocorreu em 2006, um ano após se sagrar o primeiro campeão da GP2. E justamente com a Williams. Em 2010, ele passaria à Mercedes.

Com a chegada de Hamilton ao time em 2014, a relação entre os dois azedou. Eles disputaram todos os Mundiais desde então. Nas primeiras temporadas, os erros de Rosberg chamaram a atenção.

Em 2014, forçou uma ultrapassagem no GP da Bélgica que deixou seu carro e o de Hamilton danificados. No ano seguinte, em Austin, uma saída de pista deixou caminho livre para o companheiro conquistar o tricampeonato.

Desde então, Rosberg parece ter colocado a cabeça no lugar. Venceu sete GPs seguidos -três em 2015 e os quatro primeiros de 2016, e abriu vantagem sobre Hamilton.

As diferenças entre os colegas vão além da pista. Enquanto Hamilton cultiva um estilo de vida de pop star, Rosberg é mais reservado. Casou-se com a namorada dos tempos de adolescência, Vivian Sibold, e é pai da Alaïa, 1.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar