X

Esportes

Corinthians perde eficiência no ataque e na defesa e balança no returno

Os dados do Footstats mostram que o maior motivo de preocupação para Fábio Carille se encontra na eficiência da equipe

Folhapress

Publicado em 11/09/2017 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os números exibem o quanto a equipe de Fábio Carille caiu desde o início do returno / Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Três derrotas nos últimos quatro jogos e o então incontestável líder Corinthians passou a ser questionado. Apesar da ainda confortável vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro -são sete pontos em relação ao Grêmio, derrotado no fim de semana pelo Vasco -, espanta a queda na eficiência do primeiro colocado da Série A. Os números exibem o quanto a equipe de Fábio Carille caiu desde o início do returno.

Os dados do Footstats mostram que o maior motivo de preocupação para Fábio Carille se encontra na eficiência da equipe. Nos dois lados do gramado, o Corinthians dos últimos quatro jogos não foi o mesmo do quase impecável primeiro turno

Se na metade inicial o Corinthians obteve a impressionante média de 0,5 sofrido por partida, em quatro jogos o sistema corintiano concedeu um gol por jogo aos adversários. Já no ataque, o time alvinegro balançou a rede apenas uma vez, com Jô, na vitória contra a Chapecoense. Antes, tinha a marca de 1,7 tentos por jogo.

Um dado que reforça esta queda é o número de finalizações necessárias para fazer um gol. Para balançar a rede adversária durante as 19 primeiras rodadas, o Corinthians dependia de menos de três arremates à meta adversária (2,8). Com um gol em 20 chutes nos últimos quatro compromissos, a dificuldade no fundamento, sentida especialmente nas derrotas para Vitória e Atlético-GO, em casa, fica clara.

Mesmo sem citar números, o técnico Fábio Carille apontou as finalizações como um fator decisivo para os resultados ruins neste início de returno. Depois do 2 a 0 para o Santos, o comandante corintiano apontou justamente este fator como necessário para o time da capital paulista retomar a arrancada de líder da competição.

"Agora é continuar repetindo nossas ideias e convicções, melhorar a nossa finalização. Está todo mundo muito esgotado, sabendo das dificuldades. O último gol [do Santos] foi errando passe na zona de construção", analisou o comandante, ciente do aumento também nos erros de passes.

Durante o primeiro turno da competição, o Corinthians terminou com a média de 43 passes errados por partida. Somente nos quatro jogos deste returno -inclui-se na conta também a sofrida vitória diante da Chapecoense-, este número subiu para 51.

Ainda sobre as finalizações necessárias para anotar-se um gol, defensivamente este número assusta. No primeiro turno, os rivais precisavam de quase nove chutes à meta de Cássio (8,3) para conseguir vazar a equipe de Carille. Agora, bastam menos de cinco arremates (4,5) para superar aquela que ainda é, no cômputo geral, a melhor defesa do Brasileirão.

Fábio Carille terá pouco tempo para corrigir a eficiência corintiana antes do próximo compromisso pela Série A. Na quarta-feira (13), o Corinthians recebe o Racing, da Argentina, pelas oitavas de final da Sul-Americana. Quatro dias depois, também na Arena, em Itaquera, o time tenta a reabilitação no Brasileirão diante do embalado Vasco, sexto colocado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter