08h : 45min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Com 'quebra-cabeça', Santos tenta garantir vaga na semi da Copa do Brasil

Com titulares desgastados e importantes desfalques, o técnico Dorival Júnior sofre com a escalação da equipe para o jogo contra o Inter, nesta quarta-feira, no Beira-Rio

Comentar
Compartilhar
19 OUT 2016Por Alyson Gonçalo11h02
Hoje, às 19h30, o Peixe enfrenta o Internacional, no Beira-RioFoto: Divulgação/Santos FC

Após vacilar contra os reservas do Grêmio, no último domingo, pelo Brasileirão, o Santos volta a pensar na Copa do Brasil. Hoje, às 19h30, o Peixe enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, precisando apenas de um empate para avançar para a semifinal do torneio. No jogo de ida, o time da Vila Belmiro venceu, por 2 a 1. Agora, porém, terá um quebra- cabeça para resolver.

O meia Vitor Bueno, que voltou a sentir lesão muscular na coxa esquerda, é a principal ausência para a partida. Substituto direto na posição, Jean Mota não está à ­disposição. Ele já atuou pelo Fortaleza, sua ex-equipe, no torneio e não pode ser relacionado. Além da dupla, os meias Elano, com dores nas costas, e Vechhio, preterido por Dorival Júnior, também não jogam.

Sendo assim, o favorito para compor o time titular é o atacante Paulinho, que voltou a ser aproveitado nos últimos jogos e participou do empate, por 1 a 1, com o Grêmio. Outra opção seria o meia/volante Léo Cittadini. Neste caso, o Alvinegro mudaria o seu jeito de jogar, já que contaria com três volantes no meio de campo – Thiago Maia, Renato e o próprio Cittadini.

A preocupação do técnico Dorival Júnior é ainda maior por conta do desgaste físico dos seus principais jogadores. Em entrevista concedida ontem, no CT Rei Pelé, o comandante revelou que o meia Lucas Lima está propenso a uma futura lesão. Exames realizados pelos médicos do clube apontaram alto índice de CK, que analisa a situação muscular do atleta.

“O Lucas Lima está com CK acima de 2 mil. A média dele é 1.200, 1.300. Pergunto para vocês: tiro o Lucas Lima? Mantenho? Jogador importante... E aí? Tenho que tomar atitude hoje. Vou tirar um dos principais jogadores de uma decisão porque o departamento médico me posiciona nesse sentido? Por dados científicos, muitos dos que entrariam em campo não poderiam entrar, porque há chances grandes de lesões graves”, afirmou o técnico Dorival.

Em meio a tantos problemas para a escalação da equipe, a boa notícia ficou por conta da presença do jovem Arthur Gomes, do time sub-20. Ele vem treinando com o time profissional nos últimos meses e foi relacionado pela primeira vez. O jogador, de 19 anos, é patrocinado pela família do ex-santista Neymar e visto como uma boa ­promessa para o futuro do clube.

Cheio de reservas. Do lado do Internacional, o técnico Celso Roth deve mandar a campo uma equipe repleta de reservas, já que o clube prioriza a briga contra o rebaixamento no Brasileirão. Ao todo, sete titulares serão poupados. As únicas opções do time principal serão o goleiro Danilo Fernandes, o zagueiro Ernando, além do meia Alex e o atacante Eduardo Sasha.

Mesmo sem os principais jogadores, o Inter sonha com a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Uma vitória simples por 1 a 0, por exemplo, garantiria o clube na semifinal, já que Seijas marcou na vitória do Peixe, por 2 a 1. A repetição do placar (a favor do mandante) leva a disputa para os pênaltis, enquanto demais vitórias por um gol de diferença (3 a 2, 4 a 3, 5 a 4...) garantem o Peixe na próxima fase do torneio.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar