Banner Sabesp

Aos 17 anos, skatista Guilherme Parada se destaca na região

Atleta foi convocado para participar do maior torneio amador da modalidade neste ano

Comentar
Compartilhar
24 DEZ 2017Por Da Reportagem14h30
Parada busca alçar voos ainda maiores: a participação nas próximas OlimpíadasFoto: E5+/Divulgação

Celeiro de grandes talentos que despontaram para o Brasil e até internacionalmente, Santos já está se acostumando com mais um jovem destaque natural da região, o skatista Guilherme Parada, de 17 anos. Ele realiza o trabalho de preparação física junto com o educador físico Marcel Duarte.
 
Mesmo com uma carreira curta de quatro anos, Parada é o atual Campeão Paulista Amador de 2016, na modalidade skate street, representou o Brasil no 1º Campeonato Pan-Americano de Nações de Skateboarding neste ano, e recentemente foi convocado pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) para participar do Tampa AM, o maior torneio amador de skate. Entretanto, o convite precisou ser recusado devido à falta de apoio financeiro do atleta.

"Sou muito grato a Deus, minha família e a todos que me apoiam. Fiquei muito feliz por que é o principal campeonato da minha categoria, é como se fosse a Copa do Mundo do skate. Infelizmente, não pude ir, mas estou treinando bastante para ano que vem tentar novamente”, conta o skatista.

Além de tentar novamente a convocação ao torneio, Parada busca alçar voos ainda maiores: a participação nas próximas Olimpíadas. “Vai ser muito bom para a evolução da modalidade essa inclusão do skate como um esporte olímpico. Estou me preparando para tentar uma vaga. Se acontecer, vai ser a maior conquista da minha carreira”, sonha.
 
Preparo físico

O skatista reconhece a importância de um bom preparo físico para atingir este objetivo, por isso treina no Studio Marcel Duarte, em Santos, há dois anos.

"Percebi que estava precisando de um personal trainer para minha evolução ser maior e atingir mais força e precisão nas manobras. O skate é um esporte de muito impacto, e precisa de fortalecimento muscular, se não pode gerar sérios problemas no futuro. Estou com uma força que nunca tive desde que comecei e me desenvolvendo muito na pista".
 
A preparação de Parada é realizada com o apoio de uma equipe multidisciplinar, que conta com médicos, nutricionista e fisioterapeuta. “Conseguimos proporcionar um maior equilíbrio quando o Guilherme precisa dar os picos de performance. Isso é fundamental para que ele atinja seu potencial”,  explica Marcel Duarte, personal trainer de Guilherme Parada.
 
Em relação ao sonho do skatista, o personal trainer acredita que não é um pensamento distante. "Ele é um dos atletas promissores para disputar as Olimpíadas, principalmente pela idade, e a experiências que ele já tem por estar há bastante tempo no circuito brasileiro. Essa experiência técnica aliada a preparação física ajuda bastante”, aposta.

Colunas

Contraponto