X

Cotidiano

Prefeitura de Santos vai cobrar segurança das universidades

Del Bel irá se reunir com representantes para pedir câmeras de monitoramento nas unidades de ensino

Carlos Ratton

Publicado em 04/09/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeitura vai tentar convencer universidades a instalarem câmeras de monitoramento para segurança dos alunos / Rodrigo Montaldi/DL

A reportagem veiculada na última segunda-feira (28), intitulada “universitários de Santos exigem segurança”, levou a Prefeitura de Santos a tomar algumas decisões. Na última sexta-feira (1º), um dia após uma reunião com algumas lideranças estudantis, o ouvidor Rivaldo Santos disse que a Administração irá cobrar das universidades a implantação de câmeras de segurança direcionadas para as ruas de entorno dos campus.  

“Estamos entrando em contato para cobrar respostas sobre um projeto apresentado pela Secretaria de Segurança para que as universidades instalem câmeras em suas fachadas e em áreas próximas para poder ajudar no monitoramento municipal. Esse projeto foi apresentado há dois anos”, disse o ouvidor.

Rivaldo Santos acredita que segurança pública é um dever compartilhado entre os governos e, no caso, das universidades. “Alunos são clientes das universidades, pagam as mensalidades. Portanto, é importante que eles se sintam protegidos. O secretário Sérgio Del Bel (Segurança) vai reagendar uma reunião com as universidades para ver de que maneira elas podem contribuir. Câmeras não são tão caras assim e a iniciativa não é só social e de segurança, mas serve como marketing para as universidades”, completou.

Encaminhamentos

O ouvidor revelou que no próximo dia 12, às 10 horas, os estudantes serão encaminhados para uma reunião com a presidência da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para melhorar a sinalização de solo das ruas do entorno das universidades, com a implantação de faixas de segurança, vagas para deficientes e outros.

“No dia 18, às 17 horas, a reunião será com o 7º Conselho de Segurança, onde as pautas de segurança dos estudantes serão apresentadas. Também vamos instituir a Ouvidoria Jovem nos centros acadêmicos, para que os estudantes tenham um retorno de suas reivindicações. Cada centro será habilitado a funcionar como ouvidoria em problemas coletivos e os diretores capacitados para mediar conflitos”, concluiu Rivaldo Santos.

Passeata

É importante ressaltar que todo esse trabalho da Prefeitura de Santos só ocorreu porque, dias atrás, universitários de Santos, liderados por dois centros acadêmicos (CAs) de Direito – Alexandre de Gusmão (Universidade Católica de Santos – UniSantos) e Ariosto Guimarães (Universidade Metropolitana de Santos – Unimes) – iniciaram um abaixo-assinado exigindo mais segurança nas ruas do entorno dos principais campus localizados na extensão da Avenida Conselheiro Nébias.

Eles revelaram que o documento estava percorrendo diversas faculdades e obtendo a adesão de alunos de inúmeros cursos, para posterior envio ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), ao presidente da Câmara, vereador Adilson dos Santos Júnior (PTB) e demais vereadores, aos promotores de Justiça de Santos e ao Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI).     

O abaixo-assinado informa não ser mais aceitável a convivência diária com crimes e atos de violência cometidos pelos marginais que, segundo os estudantes, se aproveitam da omissão do poder público, para “ameaçar a vida, a integridade física e se apropriar do patrimônio de quem bem entende à hora em que se bem entendem”.

Os estudantes enfatizaram que não há medidas preventivas na região e, caso ninguém tome providências, uma outra iniciativa, além do abaixo-assinado, está sendo avaliada, como, por exemplo, uma grande passeata estudantil.

Os estudantes reclamaram de roubos e furtos de veículos e de objetos pessoais como celulares e computadores, principalmente no período noturno. As mulheres são os principais alvos dos marginais, que chegam a atacá-las até em pontos de ônibus, na presença de várias pessoas.

Os alunos pediram iniciativas básicas à Administração Municipal, como a instalação de câmeras de monitoramento, podas de árvores, melhorias na iluminação pública e rondas constantes por parte da Polícia Militar e da Guarda Municipal no entorno das instituições.  

Marcus Santana, do Centro Acadêmico Alexandre de Gusmão, um dos entrevistados pelo Diário, disse que a insatisfação com a segurança também é uma realidade na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos (ESAMC), na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Centro Universitário Lusíada (Unilus). Na última sexta-feira (1), ele disse que os alunos vão continuar cobrando providências.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter