X

Cotidiano

Fórum Metropolitano debate acessibilidade da pessoa com deficiência

O encontro contou com a palestra do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Pellegrini

Da Reportagem

Publicado em 23/03/2018 às 20:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cerca de cem pessoas de diversas regiões do Estado debateram questões referentes à habilitação, reabilitação e acessibilidade / Divulgação/PMS

O Fórum Metropolitano de Direitos Humanos de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, relizado nesta sexta-feira (23), reuniu no Museu Pelé, no Centro de Santos, cerca de cem pessoas de diversas regiões do Estado para debate de questões referentes à habilitação, reabilitação e acessibilidade.

O encontro contou com a palestra do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Pellegrini, que abordou temas como tecnologia voltadas a acessibilidade, equiparação de oportunidades profissionais (cotas), Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF) e os desafios de se implementar as novas políticas desenvolvidadas para esse público. "As pessoas com melhores condições financeiras sentem menos o impacto que a deficiência pode proporcionar, pois elas têm maior acesso à informação, tecnologias e oportunidades, diferente dos menos favorecidos. Nosso desafio é popularizar para que a acessibilidade esteja disponível para todos", afirmou o secretário. "Já foram muitas as conquistas. Hoje podemos perceber que a pessoa com deficiência participa de um cenário de maior protagonismo, autonomia e empoderamento. Mesmo assim, ainda temos muito trabalho e muito a alcançar".

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Ramirez Jordão, o fórum é uma grande conquista para a região, já que proporcionou um rico espaço de discussão sobre temas atuais pertinentes a pessoa com deficiência, além de ter reunido público de várias cidades. "Tivemos participantes de Caraguatatuba, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente, Barueri e Guarujá. Em Santos, tivemos muitos avanços com ações, projetos e políticas para este público, mas também é importante uma discussão frequente sobre o assunto, pois, amplia o conhecimento e ajuda na elaboração de novas propostas".

O fórum contou também com a atleta paraolímpica santista Vanessa Cristina de Souza, a jornalista Cláudia Duarte e do surfista Picuruta Salazar. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter