X

Cotidiano

Defesa Civil orienta sobre cuidados em situações de alagamentos em Santos

De acordo com o órgão, é importante alguns cuidados, como ter um lugar previsto para se alojar

Da Reportagem

Publicado em 22/03/2018 às 22:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Defesa Civil de Santos dá dicas de como proceder em casos de alagamento / Arquivo/DL

Em dias de chuva é preciso ficar atento e evitar o deslocamento nas vias públicas ao perceber indícios de alagamentos, já que transitar pelas ruas e avenidas pode ocasionar acidentes, havendo buracos ou desníveis. Para garantir a segurança e preservar a vida, a Defesa Civil de Santos dá dicas de como proceder nessas situações.

De acordo com o órgão, é importante alguns cuidados, como ter um lugar previsto para se alojar. Se a pessoa estiver na rua, deve esperar as águas baixarem e o caminho estar seguro. Só deve entrar na água se for absolutamente necessário, usando botas de borracha.

“Também deve ser evitado o contato com as águas das chuvas, pois elas podem estar contaminadas e provocar doenças infectocontagiosas”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, alertando ainda que as pessoas não usem equipamentos elétricos que tenham sido molhados e que lavem e desinfetem objetos que tiverem contato com as águas.

Em residências, a recomendação é fechar portas, janelas e o registro de entrada de água; proteger e elevar móveis, desligar aparelhos elétricos para evitar curtos-circuitos; e colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.

Retirar o lixo e levá-lo para áreas não sujeitas a inundações são outras recomendações. Alimentos que tenham ficado molhados ou submersos à água da chuva não devem ser consumidos.

Áreas de risco

Moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos primeiros sinais de perigo: trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo; trincas novas nos pisos ou nas paredes das casas, ou muros estufados; inclinação de árvores, postes, cercas ou muros. E ainda valas e surgimento de águas mais barrentas que o normal; estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochosos. Caso observe alguns destes sinais, deve sair imediatamente do local, ligar para a Defesa Civil no 199 e procurar um voluntário de sua comunidade (Nudec).

Socorro

Além do 199 da Defesa Civil, quem precisar de socorro deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Polícia Militar, no 190. Moradores de imóveis que apresentarem problemas estruturais também devem solicitar vistoria preventiva da Defesa Civil. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter