X

Cotidiano

Contrato para implantação do VTMIS é considerado nulo

O objetivo era modernizar, trazer segurança marítima e aumentar a eficiência das operações do Porto de Santos

Glauco Braga

Publicado em 15/12/2018 às 10:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A implantação do VTMIS estava prevista para o início deste ano, mas não foi concluída; contrato foi anulado pela Codesp / Divulgação

Previsto para funcionar este ano, o Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS, em inglês) literalmente naufragou. Ele começou a ser implantado em 2014.

O objetivo era modernizar, trazer segurança marítima e aumentar a eficiência das operações do Porto de Santos. Porém, a diretoria da Codesp decidiu que o contrato com Consórcio Indra VTMIS Santos, já vencido, é nulo, ou seja, outra licitação será aberta para a realização do serviço. Custo era de R$ 31 milhões.

A Codesp explicou a atitude tomadada. “Diante da insegurança jurídica constatada no aditamento de prazo do contrato para a implantação do VTMIS, a Codesp reconheceu sua nulidade e, por isso, abrirá uma nova licitação. O novo processo de concorrência será uma oportunidade da companhia aumentar o escopo do serviço prestado, levando-se em conta o surgimento de novas tecnologias. A Codesp também irá abrir processo de sindicância para apuração de eventuais responsabilidades quanto às não conformidades administrativas na condução do processo”.

SOPESP

“Total frustração. Quase 5 anos de idas e vindas, de várias discussões sobre o tema, tanto pelo Sopesp como pelo colegiado do CAP, e a gente recebe essa notícia. Um projeto importantíssimo para a segurança do tráfego de navios no canal do Porto de Santos, para que por meio desse sistema se pudesse aumentar a produtividade, a performance de todos os terminais, porque por meio desse sistema, além da segurança, vem o controle de gestão do canal e sem isso os terminais acabam perdendo tempo precioso após o término das operações, em vista, por exemplo, da espera de maré para o navio deixar o berço de atracação”, disse João Almeida.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter