X

Cotidiano

Contrato para implantação do VTMIS é considerado nulo

O objetivo era modernizar, trazer segurança marítima e aumentar a eficiência das operações do Porto de Santos

Glauco Braga

Publicado em 15/12/2018 às 10:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A implantação do VTMIS estava prevista para o início deste ano, mas não foi concluída; contrato foi anulado pela Codesp / Divulgação

Previsto para funcionar este ano, o Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS, em inglês) literalmente naufragou. Ele começou a ser implantado em 2014.

O objetivo era modernizar, trazer segurança marítima e aumentar a eficiência das operações do Porto de Santos. Porém, a diretoria da Codesp decidiu que o contrato com Consórcio Indra VTMIS Santos, já vencido, é nulo, ou seja, outra licitação será aberta para a realização do serviço. Custo era de R$ 31 milhões.

A Codesp explicou a atitude tomadada. “Diante da insegurança jurídica constatada no aditamento de prazo do contrato para a implantação do VTMIS, a Codesp reconheceu sua nulidade e, por isso, abrirá uma nova licitação. O novo processo de concorrência será uma oportunidade da companhia aumentar o escopo do serviço prestado, levando-se em conta o surgimento de novas tecnologias. A Codesp também irá abrir processo de sindicância para apuração de eventuais responsabilidades quanto às não conformidades administrativas na condução do processo”.

SOPESP

“Total frustração. Quase 5 anos de idas e vindas, de várias discussões sobre o tema, tanto pelo Sopesp como pelo colegiado do CAP, e a gente recebe essa notícia. Um projeto importantíssimo para a segurança do tráfego de navios no canal do Porto de Santos, para que por meio desse sistema se pudesse aumentar a produtividade, a performance de todos os terminais, porque por meio desse sistema, além da segurança, vem o controle de gestão do canal e sem isso os terminais acabam perdendo tempo precioso após o término das operações, em vista, por exemplo, da espera de maré para o navio deixar o berço de atracação”, disse João Almeida.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

É hora de festejar! 15ª Festa de Portugal acontece em junho, em Santos

Tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, acontece no Centro Histórico de Santos, com muita música, danças folclóricas e comidas típicas

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter