X

Cotidiano

AME de Praia Grande realizará atendimentos aos sábados

Medida resultará na ampliação dos serviços prestados a população da cidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/10/2013 às 19:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) – equipamento do Governo do Estado e gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC) - de Praia Grande atenderá também aos sábados, já a partir deste final de semana. A medida, que resultará na ampliação dos serviços prestados a população, atende a solicitação realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), de aumentar o número de procedimentos desenvolvidos mensalmente na unidade.

O AME de Praia Grande está localizado na Rua Valter José Alves, n°485, Bairro Mirim. O horário de funcionamento aos sábados ocorrerá das 8 às 16 horas. De acordo com a direção da unidade, serão realizadas consultas em especialidades como cardiologia, ortopedia e oftalmologia, além de exames de várias patologias.

Com a inclusão de mais um dia de funcionamento, a unidade oferecerá por mês aproximadamente 640 consultas médicas e 200 consultas de pré-atendimento a mais. A especialidade que conta com maior demanda, oftalmologia, terá 240 consultas a mais por mês.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, analisou de forma positiva a ampliação do atendimento no AME. Para o administrador municipal, o equipamento tem papel fundamental na oferta de serviços de especialidades na Cidade. “A Administração Municipal está tomando medidas para oferecer cada vez mais qualidade na prestação dos serviços de saúde. O Estado também tem que fazer a parte dele. O AME tem capacidade para 24 mil atendimentos/ mês e hoje atende uma média de oito mil pessoas por mês. Se este equipamento do governo do Estado operasse com sua capacidade total, não teríamos filas de espera”.

Em agosto, o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Francisco Jaimez Gago, encaminhou um documento à direção do AME de Praia Grande solicitando o aumento no número de vagas ofertadas mensalmente para população. “A meta é fazer com que um maior número de munícipes receba atendimento. A ampliação no AME comprova que o Município está no caminho certo”, disse Jaimez Gago.

O AME de Praia Grande realizará atendimentos aos sábados (Foto: Divulgação/PMPG)

Especialidades

A Sesap segue adotando medidas com objetivo de aumentar a quantidade de consultas e procedimentos realizados pelos profissionais no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas). Um dos destaques fica por conta do remanejamento dos atendimentos agendados. A unidade está localizada na Avenida Presidente Kennedy, n° 1.491, Bairro Guilhermina.

Na prática, dez especialidades contam com aumento no número de vagas ofertadas. São elas: cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e reumatologia.

Com o remanejamento dos atendimentos e o realinhamento da produtividade, os números relacionados a especialidade cardiologia podem exemplificar com exatidão o aumento na oferta de serviço. Antes do plano de ação eram realizadas 479 consultas mês, agora a meta é atingir 800 consultas.

Para passar por um especialista no Cemas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e passar pelo clínico geral, que avalia a necessidade de uma consulta no Cemas. Se for necessário, a própria unidade se encarrega de agendar data junto ao Centro. Depois, comunica ao paciente, que se dirige ao local com as informações do diagnóstico e exames preliminares, o que agiliza o serviço.

Cerca de 10 mil consultas são realizadas por mês no Cemas, nas 22 especialidades de exames e médicas, já descontando os quase 40% de faltas (absentismo). O Centro conta ainda com exames de endoscopia, raios-X de tórax, comum e de preparo operatório, além de realizar exames de ultrassom gestacional, transvaginal, abdome e outros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter