X

Brasil

PSDB Pode governar mais da metade dos paulistas

Se confirmar o favoritismo nas cinco cidades em que disputa o segundo turno, no entanto, os tucanos terão sob sua administração mais da metade (52%) dos habitantes do Estado

Estadão Conteúdo

Publicado em 08/10/2016 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O PSDB já garantiu administrar 44,8% da população de São Paulo a partir de janeiro de 2016 / Paulo Pinto / Fotos Públicas

Ao eleger 164 prefeitos no primeiro turno das eleições deste ano, o PSDB já garantiu administrar 44,8% da população de São Paulo a partir de janeiro de 2016. Se confirmar o favoritismo nas cinco cidades em que disputa o segundo turno, no entanto, os tucanos terão sob sua administração mais da metade (52%) dos habitantes do Estado nos próximos quatro anos. 

Em São Bernardo do Campo, Jundiaí, Santo André, Ribeirão Preto e Franca, candidatos do partido que avançaram terminaram o primeiro turno em primeiro lugar, com pelo menos 12 pontos porcentuais de vantagem em relação ao segundo colocado. 

O secretário-geral do partido, deputado Silvio Torres (SP), lembra que, apesar de ter conquistado quatro prefeitos a menos que em 2012, o PSDB ampliou o número de eleitores que votaram no partido ao vencer em cidades importantes. A principal foi a eleição de João Doria na capital, que reúne mais de 12 milhões de habitantes. "Isso mostra que o PSDB se estruturou melhor neste ano", avalia. 

Segundo ele, os tucanos foram os principais beneficiados dos votos anti-PT. O número de prefeitos eleitos pelos petistas em São Paulo caiu de 70, há quatro anos, para apenas oito neste ano Pode chegar a nove se Carlos Grana se reeleger em Santo André, Grande São Paulo. 

Torres também atribui o resultado da eleição em São Paulo a uma vitória do governador Geraldo Alckmin, que bancou a candidatura de Doria ante a resistências no próprio partido, o que credencia a legenda a lançar um nome forte na disputa presidencial de 2018, embora evite cravar que este nome será Alckmin. "O PSDB ainda tem um caminho a percorrer sobre este assunto", afirma. 

Projeto. "Esse é o ponto de partida de um projeto nacional do governador Geraldo Alckmin. O mínimo que um candidato à Presidência deve ter é força em sua base", diz Fábio Lepique, dirigente do PSDB estadual e ex-assessor de Alckmin, menos comedido do que Torres. 

Para o cientista político José Álvaro Moisés, da USP, a eleição deste ano fortaleceu o projeto nacional de Alckmin e o PSDB em sua pretensão para 2018, mas ressalta que o sucesso nas urnas neste ano não tem efeito automático. "Obviamente beneficia o governador porque foram eleitos prefeitos apoiados por ele, mas é claro que isso não tem necessariamente um resultado mecânico. Em política é muito difícil fazer uma relação direta entre uma coisa e outra."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter