X

Brasil

PSDB Pode governar mais da metade dos paulistas

Se confirmar o favoritismo nas cinco cidades em que disputa o segundo turno, no entanto, os tucanos terão sob sua administração mais da metade (52%) dos habitantes do Estado

Estadão Conteúdo

Publicado em 08/10/2016 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O PSDB já garantiu administrar 44,8% da população de São Paulo a partir de janeiro de 2016 / Paulo Pinto / Fotos Públicas

Ao eleger 164 prefeitos no primeiro turno das eleições deste ano, o PSDB já garantiu administrar 44,8% da população de São Paulo a partir de janeiro de 2016. Se confirmar o favoritismo nas cinco cidades em que disputa o segundo turno, no entanto, os tucanos terão sob sua administração mais da metade (52%) dos habitantes do Estado nos próximos quatro anos. 

Em São Bernardo do Campo, Jundiaí, Santo André, Ribeirão Preto e Franca, candidatos do partido que avançaram terminaram o primeiro turno em primeiro lugar, com pelo menos 12 pontos porcentuais de vantagem em relação ao segundo colocado. 

O secretário-geral do partido, deputado Silvio Torres (SP), lembra que, apesar de ter conquistado quatro prefeitos a menos que em 2012, o PSDB ampliou o número de eleitores que votaram no partido ao vencer em cidades importantes. A principal foi a eleição de João Doria na capital, que reúne mais de 12 milhões de habitantes. "Isso mostra que o PSDB se estruturou melhor neste ano", avalia. 

Segundo ele, os tucanos foram os principais beneficiados dos votos anti-PT. O número de prefeitos eleitos pelos petistas em São Paulo caiu de 70, há quatro anos, para apenas oito neste ano Pode chegar a nove se Carlos Grana se reeleger em Santo André, Grande São Paulo. 

Torres também atribui o resultado da eleição em São Paulo a uma vitória do governador Geraldo Alckmin, que bancou a candidatura de Doria ante a resistências no próprio partido, o que credencia a legenda a lançar um nome forte na disputa presidencial de 2018, embora evite cravar que este nome será Alckmin. "O PSDB ainda tem um caminho a percorrer sobre este assunto", afirma. 

Projeto. "Esse é o ponto de partida de um projeto nacional do governador Geraldo Alckmin. O mínimo que um candidato à Presidência deve ter é força em sua base", diz Fábio Lepique, dirigente do PSDB estadual e ex-assessor de Alckmin, menos comedido do que Torres. 

Para o cientista político José Álvaro Moisés, da USP, a eleição deste ano fortaleceu o projeto nacional de Alckmin e o PSDB em sua pretensão para 2018, mas ressalta que o sucesso nas urnas neste ano não tem efeito automático. "Obviamente beneficia o governador porque foram eleitos prefeitos apoiados por ele, mas é claro que isso não tem necessariamente um resultado mecânico. Em política é muito difícil fazer uma relação direta entre uma coisa e outra."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

Mongaguá

Viatura descaracterizada da PM atropela catador de latinhas na Baixada

Estado de saúde do homem, até o fechamento deste texto, era grave

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter