X

Saúde

Aprenda 4 ensinamentos para exercitar mais o amor-próprio

É possível trabalhar a mente para não gerar sentimentos autodestrutivos e ter mais chance de praticar o autoamor

Luana Fernandes

Publicado em 28/02/2024 às 17:32

Atualizado em 08/03/2024 às 22:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cultivar amor-próprio necessita de exercício diário / Divulgação

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Nem sempre é fácil se olhar no espelho. Autoestima e amor-próprio são sentimentos que precisam ser cultivados dia-a-dia. Muitas pessoas podem encarar este exercício diário como desafio de vida, já que a dificuldade de se amar é muito maior do que qualquer outro sentimento. Esta decisão demanda compromisso.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para a escritora Beatriz Ribeiro, o ser humano é capaz de superar esta barreira para crescer. Autora do livro “Sua Maior Riqueza É Você”, ela compartilha os aprendizados adquiridos em mais de 30 anos de vida profissional, pessoal e também no voluntariado para contribuir com quem deseja iniciar este processo. 

Confira a seguir as lições que você deve aprender para ter mais amor-próprio:

1. Permita-se viver o novo

Comece a trabalhar sua mente para se reconstruir quando a vida mudar de rota. Para isto, é preciso aprender a perdoar os próprios erros e possíveis fracassos. Aliado a isto, tente ser mais grato pelo que passa em sua vida, pois através das vivências é possível enxergar novas oportunidades e soluções. E o mais importante: não se prenda ao que não acredita mais. Tenha coragem de quebrar paradigmas, buscar o diferente, mesmo que isso signifique andar em direção à incerteza, afinal, a coragem ganha força quando se está convicto do merecimento.

Confira 11 livros para curtir a folga em casa

2. Respeite seus limites, valores e crenças

Saber reconhecê-los é de vital importância para o melhor desempenho e satisfação. Saber que você só deve aceitar o que lhe faz bem é uma necessidade para manter a autoestima. Gostar-se e sentir-se feliz com o que tem é um trabalho mental, que precisa ser construído diariamente. Um amor seu é só seu; a sua aceitação é o que lhe fará irradiar luz e brilho próprios.

3. Reconheça o seu valor e mostre ao mundo

Só você conhece suas verdades, por isso, não aceite acusações ou rótulos das pessoas; ninguém sabe melhor quem você realmente é, o que faz ou deixa de fazer. Pessoas doentes querem sempre adoecê-lo, por isso não se permita conviver com alguém que não sabe reconhecer o seu valor. Não se defenda, simplesmente se retire e não aceite a insistência do mal.

4. Reconheça e trabalhe seus defeitos

Minimizá-los e ampliar as virtudes deve ser uma busca constante em sua vida; pense bem neles e comece a repará-los no seu dia a dia. Você não pode aceitar passar pela vida sem ter oferecido o melhor a cada dia; sem ter tido a consciência que a sua individualidade é também responsável pela melhoria coletiva. Sua ação pode ter vários reflexos, positivos ou negativos, em uma cadeia enorme de pessoas com quem convive.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter