X

Variedades

É importante descansar! Cinco dicas para dormir bem

Pesquisa mostra que 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia crônica

Da Reportagem

Publicado em 12/03/2024 às 17:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dados da Associação Mundial de Medicina do Sono mostram o quanto a privação do sono é cada vez mais comum / Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Responsável por ser o componente vital para saúde e bem estar geral do ser humano, o sono permite que o corpo se recupere e descanse para o próximo dia, embora seja frequentemente negligenciado, é tão  importante quanto uma alimentação saudável e exercícios. 

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Dados da Associação Mundial de Medicina do Sono mostram o quanto a privação do sono é cada vez mais comum. Por exemplo, 45% da população mundial tem distúrbios de sono, sendo que, no Brasil, 65% das pessoas não dormem bem. Outras estatísticas mostram que cerca de 21% dos adultos dormem menos de seis horas por dia e 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia crônica, com especial incidência nas mulheres e idosos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A importância do tema é tamanha que, visando diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade e chamar a atenção para a importância do sono regular diário, no dia 17 de março é comemorado o Dia Mundial do Sono.

Turismo do sono: saiba mais sobre nova tendência de viagem

Apesar de muitos não se atentaram, uma das soluções para contribuir com uma boa noite de sono está na iluminação do ambiente, como explica a naturopata e especialista em projetos de iluminação saudável, Adriana Tedesco, do Studio Guido Projetos de Iluminação Integrativa.

“Através de estratégias técnicas específicas, onde projetamos a luz levando em consideração, posicionamento, angulações, temperatura de cor, análise espectral, tipo de iluminador, conseguimos criar cenários noturnos que podem contribuir para melhorar a qualidade do sono, possibilitando que a fisiologia noturna aconteça de forma natural. Com isso os usuários dos espaços terão melhores condições de entrarem em estado de relaxamento e calmaria”.

Qualidade de sono das mulheres é pior que a dos homens, indica estudo

Quando falamos sobre a iluminação ideal à noite, Adriana explica que o melhor é a temperatura de cor âmbar que elimina o pigmento de cor azul do espectro da luz, tão prejudicial à saúde se utilizado a noite. A fonte de luz, do cenário noturno, deve vir de cima, preferencialmente de forma indireta, difusa, com baixa intensidade luminosa e em temperatura de cor abaixo de 2700 kelvin.

“Em meus projetos, crio cenários que simulam a natureza no pôr do sol, fazendo com que nosso organismo o reconheça, permitindo o funcionamento correto da glândula pineal e toda nossa fisiologia noturna”.

Pensando nisso, Adriana dá cinco dicas de como ir preparando, a partir das 8 horas da noite, em casa ou no quarto, um ambiente propício que não interfira no funcionamento natural da glândula pineal, que sintetiza melatonina.

Não acender luzes muito intensas, de preferência um abajurzinho com uma cor bem amarelinha ou uma iluminação indireta que rebate no teto e vem de forma menos intensa para o nosso aparelho óptico, para a nossa visão;

Ligar o menos possível de luz a partir desse horário, visando criar realmente um ambiente bastante aconchegante e que nada agride;

Eliminar todas aquelas lâmpadas expostas que criam ofuscamento, spots com muito ofuscamento, iluminação que fique no eixo da visão, criando assim um ambiente mais aconchegante;

Quem tem a habitualidade de acordar à noite por qualquer motivo, não acender também muitas luzes, deixando sempre ou um balizadorzinho, ou até mesmo luminárias que conectam na própria tomada;

Fazer alguma rota de acendimento para que a pessoa, por exemplo, ao ir ao banheiro de madrugada, não desperte a ponto de bloquear a produção de melatonina, evitando dificuldade para voltar a dormir.

Adriana afirma ainda que, dependendo do estilo de vida e a forma com que a pessoa se expõe a luz natural e artificial durante o dia, pode agravar ou desencadear várias doenças, desde uma enxaqueca, até problemas cardiovasculares, como também atrasar a produção da melatonina, provocando má qualidade do sono, insônia, dependência a calmantes para dormir e falta de produção de hormônios essenciais a saúde, que só acontecem a noite.

Fatores como distúrbios do sono, insônia, dormir tarde, dificuldade para pegar no sono, dificuldade de relaxar e de baixar o estresse precisam ser observados e avaliados. Mas, segundo a especialista, é fácil detectarmos se estes sintomas estiverem relacionados com a luz, fazendo inclusive um teste de alguns dias consecutivos com o mínimo de luz possível, para percebermos se conseguimos dormir melhor.

“Hoje nossa maior preocupação é em relação aos cenários luminosos noturnos, que estão diretamente relacionados com a saúde dos usuários. Nossa missão é a de projetar ambientes saudáveis, utilizando a luz artificial como ferramenta para reintegrar e sincronizar o homem com a natureza, possibilitando que nossas casas, sejam nossas próprias  terapias de cura. Nosso foco está nas questões emocionais e comportamentais, sobre as pessoas e suas relações com a luz”, finaliza Adriana.

Sobre Adriana Tedesco

Adriana Tedesco tem como missão projetar ambientes luminosos saudáveis, trazendo experiências da natureza para dentro de nossas casas, permitindo que nosso corpo possa reconhecer que estamos em sincronia com os ciclos naturais, reconectados com a nossa própria essência, possibilitando assim, que nossas moradas sejam nossas próprias terapias de curas.

Ela aprofundou seus estudos nos impactos da luz artificial no Ser Humano, abrindo seu escritório de Luz, o Studio Guido Projetos de Iluminação Integrativa, onde está a frente do desenvolvimento de projetos. Hoje, seu escritório é referência na área e um dos únicos especializados em Luz e Saúde.

Nascida em Santos, litoral de São Paulo, desde a infância relacionava arte e design, sendo incentivada pela família e amigos, mais tarde, a ingressar na faculdade de artes. Aos 18 anos se formou em Educação Artística e licenciatura em Artes Cênicas, especializando-se na Itália em fábricas renomadas, onde participou por 13 anos consecutivos dos maiores eventos internacionais de tecnologia e design de Frankfurt e Milão.

Suas especializações em Lighting Designer sempre foram focadas em questões emocionais e comportamentais, sobre as pessoas e suas relações com a luz e se pós graduou em Naturopatia, que lhe trouxe um olhar mais sensível e humanizado para as pessoas.

O Studio Guido Projetos de Iluminação Integrativa fica na Rua Guaiaó, 66 - sala 809 - Praiamar Corporate - Santos - SP. Telefone (13) 3234-3445.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Imigrantes e Anchieta têm lentidão nesta quarta-feira

Ainda de acordo com a Ecovias, o tempo e a visibilidade são considerados ideais para se locomover nos trajetos

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 15 minutos na travessia Guarujá e Santos

Segundo informações do Departamento Hidroviário (Dersa), todas as embarcações cumprem um cronograma de manutenção preventiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter