X

Cultura

Teatro móvel volta com 100% de energia limpa

Para quem quiser ficar por dentro da programação, basta acompanhar as redes sociais e o site do Teatro a Bordo

LG Rodrigues

Publicado em 09/04/2022 às 09:18

Atualizado em 09/04/2022 às 09:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os sorrisos estão de volta às ruas das cidades da Baixada Santista e, pela primeira vez em muito, mas muito tempo mesmo, eles poderão ser conferidos sem máscaras, mas mantendo distanciamento apropriado e apresentando comprovante de vacina quando o Grupo Teatro a Bordo chegar às ruas estacionando e se apresentando com o Teatro Móvel Solar.

As primeiras atividades desta retomada da temporada do grupo já se iniciaram nesta sexta-feira (8) com o 'cortejo de chegança' dos artistas em diversos pontos de Cubatão e culminaram com apresentações neste sábado (9) no bairro Jardim Costa e Silva.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Esse momento de retomada da companhia também representa um recomeço para os movimentos culturais no litoral paulista e, segundo Douglas Zanovelli, que é produtor e ator do projeto, essa volta representa um alívio para todos os envolvidos.

"Toda pandemia a gente ficou parado por conta da doença e agora estamos retomando. Estamos animados. Nós estamos nos adaptando também com as novidades, com os novos formatos, mas estamos retomando os espetáculos que a gente já ia apresentar em 2020. Nós tínhamos uma temporada para cumprir ano retrasado, que foi interrompida, então a gente retoma com os espetáculos que é o 'Caixola de Histórias' e a 'Sessão Solene - A Princesa e o Gigante'. São dois espetáculos voltados para todos os públicos, principalmente às crianças, e o projeto como um todo a gente está fazendo algumas adaptações também", explica.

O ano de 2022 deverá marcar também uma importante conquista do grupo, que é a autossuficiência energética, permitindo que os trabalhos sejam realizados com energia 100% limpa.

"Principalmente uma coisa que a gente sempre quis fazer que é a transformação do nosso sistema solar para suprir todas as nossas necessidades na programação. A gente já tinha esse sistema de energia solar que era capaz de suprir a demanda de energia da iluminação cênica e agora a gente fez um upgrade no sistema e toda a programação vai acontecer através de energia limpa e renovável".

Atualmente, os integrantes do grupo negociam para realizar também apresentações em Santos e São Vicente ao longo das próximas semanas e as apresentações em Cubatão serviram para marcar o primeiro reencontro entre artistas e sorrisos à mostra do público.

"Nós estamos sempre trabalhando junto com a legislação vigente, tanto estadual, quanto a municipal. Como o nosso espetáculo é ao ar livre, na rua, em praça pública, então não está tendo essa obrigatoriedade de estar de máscara. Porém, a gente vai incentivar sim as pessoas a manter o distanciamento. Inclusive os artistas, nas ações de divulgação, vão estar utilizando máscara para divulgar para o público e tal até mesmo por um resguardo. Esse é um momento que a gente também tem que ter essa precaução".

"É um momento muito esperado para todos nós. Eu acho que para todos os artistas que lidam com o público, no caso do artista, de teatro, e nós ainda mais do teatro de rua, que temos essa missão de levar, de transformar, os ambientes públicos, os espaços públicos e ocupar esses espaços muitas vezes ressignificando esses lugares, praças que, enfim, tem às vezes uma vulnerabilidade social ali naquele local. Essa retomada, para nós, tem um significado de esperança mesmo sabe? De trazer um pouco de alegria, de festa, mais do que antes. Acho que o teatro agora ele precisa trazer esses ritos de festa mesmo", afirma Zanovelli.

Agora, Santos e São Vicente serão as próximas a receber os espetáculos, mas os dias ainda não foram definidos.

"As datas estão sendo fechadas, de acordo também com a agenda das prefeituras, mas no mês de maio nós estaremos também em Santos e São Vicente, completando aí as apresentações na Baixada, e daí nós seguimos também para o interior de São Paulo, depois Minas Gerais, Rio Grande do Sul e assim a gente deve seguir", conclui.

Para quem quiser ficar por dentro da programação, basta acompanhar as redes sociais e o site oficial do Teatro a Bordo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos tem melhor temporada de cruzeiros em 12 anos, com mais de 1 milhão de passageiros

Foi a segunda melhor temporada da história, com aumento de mais de 13% em relação a 2022/2023

Santos

Despejo de lixo é diminuído por barreiras flutuantes no estuário de Santos

Mais do que interromper o despejo de resíduos sólidos no manguezal, outra frente da Operação Enrede é promover a educação ambiental na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter