X

Cultura

Sinfônica de Cubatão apresenta “Tango, Folklore e Cia” neste sábado (18)

Concerto gratuito traz Trio MJC e bailarinos da Argentina. Apresentação reconta história musical do tango e do cancioneiro popular daquele país

Publicado em 17/04/2015 às 12:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Banda Sinfônica de Cubatão apresenta neste sábado (18), às 20h30, seu mais novo espetáculo “Tango, Folklore e Cia”. O concerto acontece no Bloco Cultural da cidade (Pça. dos Emancipadores, s/nº) e tem entrada franca. A apresentação faz parte da programação oficial de aniversário de 66 anos de Cubatão.

Neste espetáculo, a Sinfônica une-se ao Trio argentino MJC em um passeio musical pelo tango e pelo cancioneiro popular da Argentina de várias épocas e estilos - milonga, chacarera, bailecito, entre outros. O Trio MJC, formado por Martínez no piano, Juarena no bandoneon e Ciavattini nos aerófonos andinos, assina todas as orquestrações das 15 músicas, incluindo peças que já fazem parte da história musical daquele país como Libertango (Astor Piazzolla) e Por una cabeza (Carlos Gardel/Alfredo Le Pera). As outras peças são autorais, como Davueltando (Jorge Martínez), Chucha (Mauro Ciavattini) e Retrato del Aire (Pablo Jaurena).

Na tarde desta segunda-feira (13), os músicos argentinos estiveram na Secretaria de Cultura de Cubatão para acertar os últimos detalhes do show junto ao secretário da pasta, Welington Borges, e ao diretor artístico e regente do espetáculo, Roberto Farias. “É muito importante que aconteça esse intercâmbio artístico-cultural”, disse Borges. Os argentinos realizam, ainda, quatro ensaios esta semana junto à Sinfônica, para que tudo saia perfeito no sábado.

A Banda Sinfônica de Cubatão apresenta neste sábado (18), às 20h30, seu mais novo espetáculo “Tango, Folklore e Cia” (Foto: PMC)

Para o maestro Roberto Farias, o Trio MJC é um dos mais inovadores grupos instrumentais da música popular portenha na atualidade. “O Trio e cada artista, separadamente, têm uma visão musical muito pessoal que transita amplamente do tango ao folclore argentino, com influências do jazz e da música erudita. Essa troca de experiências entre os músicos cubatenses e argentinos é riquíssima para a carreira deles e poderá ser sentida pela plateia no palco, com uma apresentação emocionante e de excelência”, disse. O maestro destaca, ainda, a participação do Grupo Rinascita de Música Antiga na peça Para Melenita, de Jorge Martínez.

O espetáculo Tanglo, Folcklore e foi concebido pelo maestro Roberto Farias em 2008, durante sua atuação na Orquestra de Córdoba, e foi apresentado cinco vezes na Argentina e outra em São Paulo. Para o concerto de Cubatão teve o repertório reformulado, incluindo novas composições do Trio, que fazem parte de CD mais recente do Trio.

O Tango, como Dança – O espetáculo também contará com a participação de bailarinos especializados em Tango: Daniel Olviedo e Mariana Casagrande. Daniel é argentino e Mariana, brasileira. Juntos, dirigem a Academia Tchê Tango, em Porto Alegre. No meio do caminho entre os dois países, realizam com maestria, além das aulas, espetáculos por todo o país.

“A cada coreografia, será possível perceber o lado denso do Tango, enriquecido pela trilha sonora do espetáculo, totalmente envolvente”, afirma Mariana Casagrande. A cada dança há um encontro e a síntese de uma relação intensa que o ritmo proporciona, onde os bailarinos se vêem frente a frente, despedem-se e se separam. Respeitando as origens da dança de salão, a ideia é incrementar a apresentação onde as pessoas possam perceber o lado visceral do Tango.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Atrás de emprego? PAT de Praia Grande está com várias vagas

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Nacional

Loja de Porto Alegre confirma morte de animais por afogamento

Estabelecimento não soube informar a quantidade exata de bichos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter