X

Cultura

Questões de gênero e papel social dão o tom do #FESTA60 hoje

Em ‘Feminino Abjecto’ é uma performance ritualizada, resultado do processo criativo de 13 performers - 12 mulheres e uma pessoa não-binária - que investigam suas relações com o conceito de feminino e, consequentemente, com suas obscuridades e contradições

Rafaella Martinez

Publicado em 01/09/2018 às 09:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“A Revolução das Águas” aborda com poética sensibilidade o universo feminino, representado pelas lavadeiras / Divulgação

Espetáculos da mostra estadual entram em cena hoje no FESTA 60. Em ‘Feminino Abjecto’ é uma performance ritualizada, resultado do processo criativo de 13 performers - 12 mulheres e uma pessoa não-binária - que investigam suas relações com o conceito de feminino e, consequentemente, com suas obscuridades e contradições. 

Através do uso da narrativa e do debate, o espetáculo levanta provocações e desconstrói os papéis e estereótipos já consolidados em nosso imaginário. Ao tecer uma relação de proximidade com o público em um evento teatral pungente, coloca em xeque muitas das noções já estabelecidas, sobretudo as percepções de papéis sociais e de gênero. 

Já em Naturaleza Muerta quatro mulheres estrangeiras convivem com situações absurdas de maneira serena ou simplesmente se distanciam destas. Conduzidas por uma ?gura opressora onipresente, suas identidades e memórias foram perdidas nesta nova terra, dentro destas novas ordens. Porém, os lapsos de memória de uma das personagens, assim como a apresentação de uma banda desconhecida, Las Manzanas, fazem com que a normatização que vivem seja questionada. Livremente inspirado no livro “Gracias por el Fuego” do uruguaio Mário Benedetti (1920-2009). 

Na mostra regional, O Coletivo Makeshake faz uma releitura de Shakespeare. O espetáculo adulto e performático tem como tema o conteúdo narrativo de toda a obra dramatúrgica de William Shakespeare re-significada pela criação de 46 performers. Em 40 espaços cenográficos, tais como gazebos, guarda-sóis, esteiras e beira do mar, as obras do autor são abordadas, cenicamente, por atores que representam suas personagens, mas que, também, constroem, como performers, seu depoimento pessoal sobre a obra, num encontro entre o passado renascentista e a contemporaneidade.  Para apresentação, O público, preferencialmente, deverá estar com seus trajes de banho. 

Já “A Revolução das Águas” aborda com poética sensibilidade o universo feminino, representado pelas lavadeiras, seus cantos, costumes, saberes e contos de realismo fantástico. Apresentando raízes culturais, através da força da oratória, fé, festivas manifestações e samba de roda. Pretendemos estabelecer um olhar para o estrangeiro na própria terra, porque em cada pedaço de terra habita um folclórico imaginário.... Que tece a verdade desta mistura de cores, crenças e raças.

A programação musical vem com a intervenção urbana ‘A Praça é Delas’. A festa de ocupação de rua  - que existe desde 2016 -  terá como convidadas a DJ Sol e da influenciadora digital Mayara EFE, além das DJs residentes Laureta, Karola e Rosa. 
 
AGENDA

Sábado, 1 de Setembro

10h – Centro Cultural Cadeia Velha | Oficina de Interpretação Melodramática, com Fabíola Morais

12h – Emissário Submarino | Arrastão, da Cia Etra de Dança (Santos)

14h - Centro Cultural Cadeia Velha | Roda de conversa ‘Perspectiva Histórica e Contemporânea da Mulher no Teatro

16h e 17h – Emissário Submarino | Willian...e nós..., do Coletivo Makeshake (Baixada Santista)

19h – Teatro Guarany | A Revolução das Águas, da Associação Cultural Incena Brasil (Cubatão)

20h30 – Doca Valongo | Feminino Abjecto, do Núcleo Feminino Abjecto (São Paulo)

23h – Centro Cultural Cadeia Velha| Naturaleza Muerta, da Cia La Desdeñosa (São Paulo)

23h49 – Praça dos Andradas | Intervenção Urbana ‘A Praça é Delas’

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

Santos

Obras do VLT interditam ruas do Centro do Santos; veja o que muda e rotas

Como elas irão passar por pavimentação, a circulação de veículos ficará bloqueada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter