X

Cultura

Escritor santista lança livro sobre filmes que marcaram os anos 80

Primeira edição de uma coleção cheia de nostalgia já está disponível

Da Reportagem

Publicado em 17/08/2021 às 08:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Filme "O Grande Dragão Branco", estrelado por Jean-Claude Van Damme em 1988, é citado por Azenha em novo livro / Divulgação

Lembra de Os Aventureiros do Bairro ProibidoComando Para MatarO Grande Dragão BrancoKaratê Kid: A Hora da VerdadeLa BambaMestres do UniversoO Poderoso ChefãoRocky, Um LutadorSoldado Universal e Superman: O Filme? Todos arrebataram fãs, em maior ou menor quantidade. Filmes que Marcaram a Cultura Pop, escrito por André Azenha, é uma coleção regada à nostalgia: relembra os longas que impactaram de alguma forma a infância ou a juventude dos anos 80. 

O livro é em formato pocket, tão popular durante o século XX nos livros de bolso, que além de serem mais baratos e fáceis de carregar, são mais rápidos e gostosos de ler. A obra de Azenha, formada por 246 páginas, também traz a paixão pelo colecionismo: a quem faz questão de ter o item físico, sentir seu cheiro, curtir seu design. As obras citadas no início estão presentes nesta edição, em textos que misturam memórias, crônica, jornalismo e crítica cinematográfica. "Nosso objetivo é preparar mais dois volumes que completarão esta coleção", garante o escritor.

 

O autor

André Azenha é doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, além de produtor cultural, crítico de cinema, curador, escritor, assessor de imprensa, diretor do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos e editor do historiasdocinema.com. Também já lançou livros como Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV (2020), A Era dos Boçais (2021, poesias), Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016), Adelia Sampaio: O Segredo da RosaRubens Ewald Filho: Vida de Cinema! (ambos de 2021), entre outros. Atualmente, coordena a CineZen Edições Literárias e organiza exposições sobre cinema e cultura geek.

Em Filmes que Marcaram a Cultura Pop, Azenha tenta fugir da obviedade, escrevendo sobre filmes necessariamente não tão populares, mas que habitam as lembranças de muita gente. E também sobre sucessos. "Poderíamos disponibilizar esses textos online, em e-books, mas o intuito é justamente ir na contramão: amamos o material impresso, o cheiro, gostamos de colocar livros, DVDs, vinis na estante, organizá-los (ou não). Para cada um deles há uma história, um momento, uma lembrança. Esta coleção é para quem é fã, nerd, geek, tem interesse em cultura pop, cinema, história da sétima arte, curiosidades, bastidores, e trajetória dos envolvidos. Tentarei, em cada livro da seleção, entregar textos que misturem jornalismo, crítica de cinema, crônica, opinião, gostos pessoais, nostalgia e travar esse diálogo com você. As fichas técnicas completas você encontra no IMDB - não são o foco aqui", explica o escritor.

O livro já está em pré-venda e você pode adquirir clicando aqui. Você pode pedir o envio de 1 ou 3 unidades da edição, autografada com postagem via correio e frete incluso a partir de R$ 35.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Intervenção da 'Casa dos Horrores', em Santos, completa 35 anos

A Casa Anchieta reservou histórias de dor e sofrimento antes da intervenção antimanicomial

Cotidiano

Santos fecha temporada de cruzeiros com mais de 1 milhão de passageiros

É o melhor registro do segmento nos últimos 12 anos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter