Cultura

Clube do Choro de Santos celebra 20 anos com ampla programação cultural

Programação, que vai de 21 a 29 de abril, será norteada pela música e tradição da entidade, que promove um dos gêneros musicais mais populares e antigos do País

Da Reportagem

Publicado em 18/04/2022 às 20:32

Compartilhe:

Maior parte dos shows será no bulevar da XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos / Divulgação

As melodias e histórias vivenciadas nas duas décadas do Clube do Choro de Santos serão celebradas com programação, que vai de 21 a 29 de abril, norteada pela música e tradição da entidade, que promove um dos gêneros musicais mais populares e antigos do País.

A agenda de atrações reunirá diversas apresentações musicais; três dias na 'Diversa Feira – Cultura e Economia Solidária', no bulevar da XV de Novembro, no Centro Histórico, onde ocorre a maior parte dos shows, além do 'Festival de Caipirinha' e a 'Exposição de Designer', realizada por alunos universitários, com direção artística de Márcia Okida.

Também haverá programação no Teatro Guarany, que recebe a apresentação do Quarteto Roda de Choro, na Linha Turística do Bonde e na Pinacoteca Benedito Calixto, que terá bate-papo com o tema 'Veneno Remédio – Futebol, Música e o Brasil'. O Lar das Moças Cegas terá a entrega do primeiro audiolivro dedicado à história do choro no Brasil, o 'Chorando na Garoa - Memórias Musicais de São Paulo', do escritor José de Almeida Amaral Junior.

Realizadas em parceria com a Zopp Criativa Produções, Fórum da Economia Solidária da Baixada Santista e Pinacoteca Benedito Calixto, as atividades em celebração aos 20 anos do Clube do Choro contam com o apoio da Prefeitura de Santos. Mais informações no Instagram e Facebook @chorodesantos.

Clube do Choro

Fundado em 23 de abril de 2002, data em que se comemora o Dia Nacional do Choro, em homenagem a Pixinguinha, o Clube do Choro teve início por meio de um grupo de amigos apaixonados pela causa e envolvidos de alguma maneira com a música.  

A primeira sede da entidade ficava nas dependências da Sociedade Humanitária, na Praça José Bonifácio. Algum tempo depois, no dia 23 de abril de 2008, foi inaugurada a atual sede na Rua XV de Novembro.

Nestas décadas de trabalho para perpetuação de um segmento do patrimônio cultural brasileiro, o Clube do Choro consolidou uma grande rede de amizades e colaboradores.

"Somos amantes da música popular brasileira e somos chorões até a alma. Esse amor por essa arte que uniu pessoas durante esses 20 anos, que se dedicaram a promover o choro e também a ensinar crianças e adolescentes. É um orgulho ver jovens músicos, hoje profissionais, que começaram em nossa escola ainda crianças", afirmou Marcello Laranja, presidente do Clube do Choro de Santos. 

O Clube do Choro ganhou a admiração de amantes do gênero musical presentes em diversos estados do País e também fez conexões internacionais com Nova Iorque, Paris, Itália, Israel, Alemanha e Japão. Entre estas ligações destaca-se a parceria com o 'Club du Choro' de Paris, ao qual virou referência. 

Há 11 anos, a entidade mantém a Escola de Choro e Cidadania 'Luizinho 7 Cordas', nas dependências do Mercado Municipal, região de cortiços em Santos, que já atendeu mais de 300 alunos com cursos gratuitos de violão (de 6 e 7 cordas), bandolim, cavaquinho, flauta (transversal e doce) e pandeiro. A escola tem o objetivo de aumentar seu alcance territorial e ampliação de vagas e busca interessados para apoio ou patrocínio, que podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Programação - 20 anos do Clube do Choro de Santos

Todas as quintas-feiras – Rodas de choro, das 19h às 23h 

Quinta-feira (21)
17h – Caros Amigos
20h – Aqui Tem Choro
Bulevar da Rua XV de Novembro, Centro Histórico

Sexta-feira (22)
16h – Pra que Chorar
20h – Quarteto Tétrade
22h – Memórias do Samba Santista, com participação especial do sambista Teroca
Bulevar da Rua XV de Novembro, Centro Histórico

Sábado (23)
14h – Choro de Bolso 
Local: Passeio no Bonde Turístico
17h – Mano Jotta Trio - Afoxoro: Um Viva a São Jorge Guerreiro, ao Choro e a Pixinguinha
Bulevar da Rua XV de Novembro, 68, Centros de Santos
20h30 – Quarteto Roda de Choro
Local: Teatro Guarany, Centro de Santos

Domingo (24)
15h30 – Bate Papo: Veneno Remédio – Futebol, Música e o Brasil, José Miguel Wisnik (músico e escritor)
Apresentação musical de Choro de Bolso
Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Gonzaga

Dia 29
14h - Entrega do Audiolivro Chorando na Garoa - Memórias Musicais de São Paulo, do escritor José de Almeida Amaral Junior. O primeiro audiolivro sobre Choro em Santos.
Lar das Moças Cegas - Avenida Ana Costa, 198, Vila Mathias

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Onda de calor vai invadir o inverno no litoral de SP nos próximos dias

Tendência é a de que os termômetros cheguem aos 30º C

Cotidiano

Eleitores idosos dobram e jovens caem 20% em Santos, no litoral de SP

O município também tem o menor percentual de menores de idade no eleitorado em toda a Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter