X

Cultura

Circuito Sesc de Artes acontece neste domingo em Cubatão

Programação contará com música, circo, cinema, tudo de graça, das 15h às 20h no Novo Anilinas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 05/06/2013 às 17:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cubatão foi escolhida este ano para integrar o Circuito Sesc de Artes, um roteiro cultural que percorre todo o Estado com atrações musicais, de circo, de dança e cinema, tudo de graça. Em Cubatão, a programação será neste domingo (9), das 15h às 20h, no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº).

Na cidade, o roteiro inclui apresentação de música, circo, intervenções e sessões de cinema. Às 15h tem intervenção interativa da Cia Mariana Piza com a peça "Formas-me". Logo depois, às 15h30, a Comunidade Samba da Vela, da capital, interpreta vários sucessos. Às 16h30 haverá arte circense com Cia Josefina Gardey, da Argentina, e o espetáculo "Muruya: Tangos, Cachos e Corda Bamba". A Cia Mariana Piza retorna ás 17h30 com a intervenção "Cora-me". Já a peça teatral "A cidade das Donzelas", com a companhia carioca Troupp Pas D'Argent será apresentada às 18h; e às 19h, tem exibição gratuita do filme "O Palhaço, com Selton Melo, no Cinema.

O Circuito Sesc de Artes 2013 irá percorrer 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo com uma programação cultural diversificada e itinerante, reunindo mais de 340 artistas nacionais e internacionais. Serão 63 atrações.

Para Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, "o Circuito Sesc de Artes é uma iniciativa que contribui para a difusão e democratização da cultura no Estado". E Danilo afirma que "a fórmula deu tão certo que, devido ao sucesso das edições anteriores, em 2013 o Circuito alcança mais cidades, com mais roteiros de programação, levando arte, cultura a espaços públicos, proporcionando às pessoas o contato com as diferentes vertentes da produção artística", destaca.

Este é um projeto de circulação desenvolvido prioritariamente em municípios onde o Sesc não está instalado com suas unidades operacionais. Toda a programação ocorre em espaços públicos, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio local e com entrada gratuita. O objetivo é democratizar o acesso aos bens culturais, promover a circulação de trabalhos artísticos de qualidade nas diferentes linguagens e a formação de plateias. Para mais informações, confira a programação completa do Circuito Sesc de Artes 2013 e serviços, acesse o hotsite: www.sescsp.org.br/circuito.

Cubatão foi escolhida este ano para integrar o Circuito Sesc de Artes (Foto: Robson de Almeida/Divulgação)

Mais sobre o artistas que estarão em Cubatão:

15h - Formas-Me - Mariana Piza (SP) - É uma performance interativa, na qual a artista, vestida com um macacão de peças de Lego, estará em exposição em uma cadeira de tubos de PVC, enquanto duas performers convidam o público a participar da obra, encaixando peças no macacão. Todo o processo de construção é gravado em vídeo. Performers: Mariana Piza, Nina Blauth e Danielle Farnezi.

15h30 - Samba da Vela (SP) - A Comunidade Samba da Vela, de São Paulo, foi fundada em 2000 pelos sambistas Magnu Sousá, Maurílio de Oliveira, Paquera e Chapinha para mostrar sambas de novos compositores. Velas nas cores rosa, azul e branco marcam o tempo do espetáculo e também um calendário de quatro meses, criado pela comunidade para apresentação, aprendizado e premiação das novas composições, que já renderam dois CDs: A Comunidade do Samba da Vela (2004) e A Comunidade Samba da Vela - Revelando Novos Compositores (2012). Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Alcione, Quinteto em Branco e Preto e Fabiana Cozza são apenas alguns nomes da MPB que gravaram composições reveladas na comunidade. Convidados: Walmir Tibiriçá (Guarujá), Ederson dos Santos (Praia Grande), Jorge Sargento (Cubatão), Dhonny Cunha (Jacareí), Marcinho Moreira (Santa Branca), Glauce Renata (Igaratá), Luara Oliveira (Lorena), Alexandre Montija (Pindamonhangaba), Dodo Oliveira (Tremembé).

16h30 - Circo - Muruya: Tangos, Cachos e Corda Bamba - Josefina Gardey (ARG) - Muruya é uma dançarina desastrada, que sonha em aprender os passos do tango. Mas sua falta de jeito não permite que ela use sapatos de salto alto ou roupas elegantes. Espetáculo de humor e equilíbrio, em que a personagem varia da sanidade à loucura, num jogo de magia circense quase sem palavras. Muruya é vivida pela artista circense argentina Josefina Gardey, presença constante nos principais festivais de circo de rua em todo o mundo (Espanha, Itália, França, Nepal, Uruguai, Costa Rica, Guatemala). Pertence à ONG Hazmereir, que organiza anualmente o festival internacional de circo de rua de Mar del Plata. Integra o elenco do Circo Rambo (Índia).

17h30 - Cora-Me - Mariana Piza (SP) - Em Cora-Me, a artista, vestida com um macacão com LEDs acoplados e munida de um estetoscópio eletrônico, pede às pessoas para ouvir o coração delas. O som é reproduzido através de caixas de som e todos os que assistem à intervenção podem ouvir. Ao mesmo tempo, as luzes da roupa da artista piscam de acordo com o ritmo cardíaco. Mariana Piza é atriz e artista plástica.

18h - Teatro - A Cidade das Donzelas - Troupp Pas D'Argent (RJ) - Espetáculo da companhia carioca conta a história de Carolino, viajante que em 1945 chega à Cidade das Donzelas, lugarejo onde só vivem mulheres feias e traumatizadas, que matam todos os visitantes - homens e mulheres bonitas. Carolino tenta desvendar o mistério da cidade, em situações de muito humor. O texto, simples e coloquial, retrata os costumes nordestinos e remete à literatura de cordel. Na trilha sonora, maracatu, repente, frevo, bumba meu boi, baião e quadrilha. A Troupp Pas D'Argent foi criada há seis anos. Foi premiada em festivais nacionais e recebeu o Prêmio Europeu Compasso di Latta, na Itália, de melhor espetáculo internacional de 2010.

19h - Cinema - O Palhaço (BRA) - Valdemar e Benjamin, pai e filho, formam, no Circo Esperança, a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue, que faz a alegria da plateia. Mas Benjamin, em crise existencial, pensa em abandonar o pai, o circo e todos os amigos que compõem a trupe: Lola, a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta e Dona Zaira. Todos lamentam, mas compreendem a necessidade de Benjamin de ter um lugar para morar e um CPF para comprovar sua identidade. O filme é a segunda experiência de Selton Mello na direção (ele também dá vida a Benjamin) e fez parte da lista inicial (pré-candidatos) de filmes concorrentes ao Oscar de filme estrangeiro de 2012.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Levantamento aponta que está mais barato comer fora do que em casa; entenda

Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de SP, estabelecimentos arcam com 14,4% dos custos para manter preços, reduzir lucro e fidelizar clientes

Santos

Estudos para trem ligando São Paulo a Santos devem começar em junho

As informações são do secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini. O projeto foi noticiado pelo Diário em fevereiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter