X

Cultura

Bazar de Natal no Centro Histórico de Santos tem presentes e itens de decoração exclusivos

Evento também pode ser um centro de compras para quem busca itens diferenciados para decorar a casa

Da Reportagem

Publicado em 06/12/2023 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bazar funciona da Casa do Trem Bélico / Divulgação/PMS

Que tal surpreender a família e amigos com algo único neste ano? Anote o endereço: Casa do Trem Bélico, na Rua Tiro Onze, número 11, Centro Histórico de Santos (próximo à Alfândega). Até o dia 23 de dezembro, mais de vinte artesãos apresentam suas paixões e habilidades para criar peças únicas em forma de enfeites e presentes criativos que encantam os mais diversos e exigentes perfis e gostos durante o Bazar de Natal Casa do Artesão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento também pode ser um centro de compras para quem busca itens diferenciados para decorar a casa. É possível encontrar desde enfeites brilhantes até peças artesanais que tornam qualquer cantinho ainda mais festivo nesta temporada de final de ano. Os trabalhos são exclusivos e reúnem técnicas como crochê, cerâmica, costura criativa, macramê, dobraduras em tecido, entre outras.

“É tudo feito à mão. Temos desde enfeites para mesa, árvore de Natal de cerâmica, brinquedos pedagógicos para as crianças a bijuterias, semijoias, roupas. Enfim, muitos produtos criativos e exclusivos que cabem no bolso de todo mundo”, explica a gerente da loja da Casa do Artesão, Débora Miriam Chiapetta. 

Nas mãos de Regina Reis, 61 anos, a magia da temporada ganha vida. Há 11 anos ela passou a se dedicar totalmente ao artesanato e trouxe para o bazar criações próprias com muito brilho e em tons de vermelho, verde e dourado. São caminhos de mesa, enfeites como botas e guirlandas. Tudo elaborado com muita dedicação e cuidado.

“Depois dos 50 anos, com os filhos criados, resolvi investir no artesanato. Antes, fazia somente pra minha casa. Então fui fazer cursos e investir no aperfeiçoamento e o resultado é este. Me descobri nos bordados, patchwork, caminhos de mesa, bolsa, entre vários outros. Amo o que faço”, diz a artesã.

Transformar. Esta é a palavra que conduz o trabalho da artesã Adriana Coelho, 57, de cujas mãos saem peças que contam histórias e são expressões únicas de criatividade. Ela descobriu suas habilidades para tornar uma peça ou um tecido em algo diferente logo cedo. Aos 5 anos, pedacinhos de pano viraram roupinhas para boneca das amigas. Aos 15, o lençol novinho da mãe foi a base para ela costurar um conjunto de saia e blusa. Dali em diante não parou mais. Agora trouxe o espírito natalino de uma maneira única.

“Sousplat com bolsinho para colocar talheres, porta-panetones, porta-vinhos, botas de Natal, entre outros. Uso a técnica do upscaling, que é reaproveitamento. Aproveito, principalmente, o jeans que, muitas vezes, as pessoas jogam fora e higienizo, lavo e uso como matéria-prima. Na minha casa, já transformava tudo, porque a gente tinha poucas condições e precisava ser criativa”, conta Adriana.

O Bazar de Natal está de portas abertas na Casa do Trem Bélico das 11h às 16h de quarta a sexta e das 14h às 19h aos sábados. Participam desta edição a 1ª Turma do Programa de Aceleração e Empreendedores Criativos, além integrantes da loja Colaborativa Feito em Santos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ressaca e ondas de até três metros devem atingir o Litoral de SP, alerta Marinha

Na Baixada Santista, Bertioga Guarujá e Santos são as cidades mais ameaçadas pela ressaca

Nacional

Jornalista Antero Greco, da ESPN, morre aos 67 anos

Apresentador do SportCentter faleceu em decorrência de um tumor cerebral.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter