X

Automotor

Vai pegar a estrada no Carnaval? Veja dicas para viagem de moto

Revisão e planejamento ajudam a garantir viagens de motocicleta tranquilas nas férias

Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Publicado em 19/02/2023 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em uma viagem de moto, qualquer pequeno desconforto pode se transformar em um grande pesadelo / Divulgação

A sensação de liberdade na estrada faz com que as motocicletas sejam o veículo preferido de muitas pessoas na hora de viajar. Por ser ágil, rápida e de baixo custo comparado a um carro, a moto virou a opção de milhares de pessoas para encarar o trânsito intenso e, sobretudo, as constantes variações nos preços dos combustíveis. Mas é importante se adotar alguns cuidados para aumentar as chances de ter uma experiência tranquila, confortável e, principalmente, segura. “Viajar é maravilhoso. Mas pensar em tudo o que pode dar errado e atuar na prevenção é muito importante para deixar a viagem mais gostosa, principalmente nos trajetos de média e longa distância. Além de estar com a motocicleta 100% checada, é preciso analisar cada ponto para chegar ao seu destino e não ficar na mão”, explica Leandro Mello, piloto de testes da marca de lubrificantes Mobil Super Moto e recordista brasileiro de velocidade em duas rodas.

Antes de pegar a estrada, é fundamental saber o estado da motocicleta. Falhas em componentes podem causar acidentes graves. Não basta achar que está tudo em ordem – é preciso ter certeza para não ficar na mão. Ao lado de uma revisão completa, é necessário o piloto pensar antecipadamente nos problemas que podem ser encontrados no meio do caminho. É bom sempre levar um óleo para lubrificar a corrente, um pequeno kit de reparo de pneu e uma boa caixinha de ferramenta. Sair com óleo novo, fluido de arrefecimento trocado, pastilha de freio e pneus em bom estado também são indícios de uma viagem tranquila.

Ao rodar somente sobre duas rodas e sem a proteção de um para-choque, o motociclista está mais suscetível a riscos de acidentes que o motorista de automóvel. Por isso, a revisão periódica torna-se uma grande aliada para evitar imprevistos e prejuízos com consertos inesperados. Adotada como rotina, ela proporciona trajetos mais seguros e tranquilos, principalmente nesta época do ano, em que muitos pegam a estrada de moto para curtir as férias. De acordo com dados da Abraciclo, a ausência da manutenção regular é responsável por 8% do total de acidentes registrados com motos no Brasil. Desse volume, 11% estão relacionados aos pneus e 7%, aos freios. “A revisão está ligada diretamente à segurança do piloto. Serve para proteger a parte mecânica e os componentes do veículo. E o mais importante: garantir a segurança do condutor, evitando acidentes”, ressalta Cleverson Bastos, supervisor de Pós-Venda da Honda Blokton, maior rede de concessionárias de motos do Paraná.

A revisão preventiva inspeciona itens essenciais para o bom funcionamento da moto. Entre as verificações mais importantes estão a do óleo do motor, a do líquido de arrefecimento, a da corrente, a do fluido de freio e a dos pneus. O óleo é formado a base de aditivos, que com o passar do tempo perdem suas propriedades, podendo prejudicar o desempenho do motor ou até mesmo danificá-lo. O mesmo raciocínio serve para o líquido de arrefecimento, que mantém controlada a temperatura do propulsor. Não obedecer ao intervalo de troca ou não acompanhar o nível correto, completando quando necessário, pode proporcionar superaquecimento e danificar o motor. É uma boa ideia consultar o que diz o manual do proprietário quanto ao tempo de troca. Conferir e respeitar a janela de uso do fluido de freio, seja por tempo ou quilometragem, também é de extrema importância. A lubrificação da corrente é uma importante condição para o bom funcionamento da moto, especialmente na estrada. Caso esteja seca, além de acelerar o desgaste da peça, há o risco de quebra ou rompimento. A tensão da corrente deve ainda estar ajustada corretamente – nem tão frouxa, nem tão esticada. “Quanto aos pneus, se não estiverem em bom estado, além de gerar multas de acordo com o Código de Trânsito, podem colocar a segurança do condutor em risco, acarretando acidentes”, enfatiza o supervisor da Honda Blokton.

Tão importante quanto uma boa revisão é fazer um planejamento de viagem. Buscar informações sobre postos de combustíveis, se eles estarão abertos no período da viagem e se condizem com a autonomia da moto, especialmente se é um trajeto desconhecido. Prever as paradas, ter referência de hotéis durante o caminho, descobrir lugares em que é possível lavar a moto ou fazer uma troca de óleo são outros pontos relevantes. Fazer um mapeamento detalhado da viagem é fundamental para trazer mais conforto e segurança. O motociclista deve ainda estar atento com as eventuais condições não planejadas, como estradas bloqueadas.

Em termos de bagagem, uma dica clássica dos viajantes de motocicleta experientes é “quanto menos, melhor”. Tudo deve ser compacto para facilitar o dia a dia. Uma roupa que possa ser lavada rapidamente, como uma segunda pele, por exemplo, é muito importante. Utilizar um equipamento versátil e confortável, sempre pensando que durante a viagem é possível ter de enfrentar calor, frio e chuva, tudo no mesmo dia. Jaqueta, calça contra impacto e abrasão, botas que proporcionem o máximo conforto durante o dia inteiro e luvas apropriadas também são muito importantes. “Outro item essencial é uma boa capa de chuva, quem pode ainda proteger do frio extremo como isolante térmico. Estar bem equipado e confortável é essencial, pois qualquer pequeno desconforto pode se transformar em um grande pesadelo”, finaliza o piloto de testes da Mobil Super Moto.

Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Litoral Sul

Associação Comercial completa 60 anos em Itanhaém

Entidade promove um jantar para celebrar a data, neste sábado (25), no Centro de Convenções do Iate Clube

Política

Fórum define propostas para os candidatos da Baixada Santista

O evento foi organizado por diversas entidades e movimentos sociais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter